Resumo (PT):
As zonas costeiras são caracterizadas por processos altamente dinâmicos, onde fenómenos com diferentes origens, escalas e efeitos interagem. A detecção remota tem-se mostrado um instrumento cada vez mais poderoso para monitorizar as zonas costeiras.
Os sedimentos sólidos suspensos aumentam os valores de radiância emergente da água na região do visível e do infra-vermelho próximo. Deste modo é possível relacionar a quantidade de sedimentos sólidos suspensos (mg/l) e a reflectância da água do mar. A quantificação directa da concentração de sedimentos suspensos foi feita utilizando um espectrorradiómetro e recorrendo a dois tipos de embarcações, um helicóptero e simulações na praia. Pretendeu-se com estas medidas relacionar a curva de reflectância da água do mar com a concentração de sedimentos sólidos suspensos. Foram testadas imagens de satélite de 3 sensores diferentes: Landsat TM, SPOT HRV e ASTER. Foram estabelecidas relações empíricas entre a concentração de sedimentos sólidos suspensos e a reflectância da água do mar, para a zona do visível e infravermelho próximo. Foram ainda usados dados já calibrados para concentração de sedimentos sólidos suspensos do sensor MODIS. A zona de estudo escolhida foi uma faixa da costa noroeste portuguesa, compreendida entre a Aguda e Mira.
Está a ser desenvolvido um Sistema de Informação Geográfica (SIG) cujo objectivo final é ter informação multi-espectral com actualizações periódicas, quer da linha de costa quer da distribuição espacial da concentração de sedimentos sólidos suspensos ao longo da faixa costeira.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
License type: