Resumo (PT):
Pretende-se com este artigo ilustrar o papel da modelação computacional de estruturas de betão no processo de tomada de decisão ao nível do projecto de estruturas laminares de comportamento mais complexo. Para o efeito é discutido o projecto do Corpo A da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Sobreiras situada na cidade do Porto, Portugal. Trata-se de um projecto inovador de uma ETAR compacta, construída em pleno centro urbano da cidade, o que exigiu novas soluções estruturais para a realização de reservatórios rectangulares de grandes dimensões e sobrepostos em altura.
Neste tipo de obras o controlo da fendilhação em serviço assume um papel determinante na concepção e dimensionamento dos orgãos estruturais. As elevadas acções envolvidas conduzem à necessidade de utilizar paredes e lajes de grandes espessuras, o que associado à extensão e monolitismo da obra atribuem uma importância acrescida aos problemas resultantes das deformações impostas (perda de calor de hidratação e retracção do betão). Por outro lado a existência de cargas suspensas com carácter de permanência agrava as condições de controlo da fendilhação. Sob este aspecto, é discutido o papel da solução utilizada de pré-esforço não aderente sob a forma de cordões auto-embainhados em conjunto com as armaduras passivas.
Na verificação de segurança ao estado limite último realça-se o dimensionamento das vigas-parede com apoios indirectos que suportam uma elevada carga suspensa. É dado particular ênfase à verificação ao corte e ao esmagamento do betão nas zonas de apoio de desenvolvimento reduzido.
No artigo referem-se ainda os resultados da prova de carga efectuada e o comportamento que a obra projectada tem demonstrado ao fim do primeiro ano de funcionamento, concluindo sobre a bondade das opções tomadas.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
mjsp@fe.up.pt