Resumo (PT):
Os Passados, por mais dolorosos que sejam, têm de ocupar um espaço digno na educação histórica e,
através da disciplina de História, chegar de forma coerente e sustentada aos nossos alunos, futuros
cidadãos. Tomar consciência da sua existência e tratá-los de forma pedagógica e didática é garantir que
uma realidade não se transforma em problema (trans)geracional. A sua inscrição nas temáticas de
investigação em diferentes países e a troca de experiências sobre os processos utilizados nos diferentes
contextos educativos ajudam-nos a densificar a nossa reflexão, a aprender com os outros, a relativizar
o que parece excecional, a incorporar nos nossos recursos os sucessos já experimentados por outros.
Pequenos relatos de outras experiências e resultados provisórios de investigações que temos ensaiado
pretendem, sobretudo, evidenciar o caminho percorrido na compreensão das “questões socialmente
vivas” procurando evitar o esquecimento.
Abstract (EN):
The Past, however painful they may be, must occupy a decent space in historical education and, through
the discipline of History, reach our students, future citizens, in a coherent and sustained manner.
Becoming aware of their existence and treating them in a pedagogical and didactic way is to ensure that
a reality does not become a (trans)generational problem. Their inclusion in research issues in different
countries and the exchange of experiences on the processes used in different educational contexts help
us to deepen our reflection, to learn from others, to relativize what seems exceptional, to incorporate
into our resources the successes already experienced by others. Small reports of other experiences and
provisional results of investigations that we have been rehearsing are intended, above all, to highlight
the path taken in understanding “socially acute questions”, seeking to avoid forgetfulness.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific