Resumo (PT):
A etnografia sensorial-visual é o grande aporte para edificação
do pensamento que diz ser São Paulo a nova Torre de Babel do século XXI,
decorrente de suas potencialidades dinamizadas e aqui vetorizada pela
cultura do K-pop que se apresenta transversal à multiplicidade dos espaços
geográficos. Assim, este ensaio foca-se nas apropriações translocais do K-pop
— notadamente em São Paulo — demonstrando como tal manifestação da
cultura juvenil vai de par com a assunção de São Paulo como a nova Torre
de Babel do século XXI. O K-pop, enquanto (sub)género musical, pode ser
interpretado como sendo uma produção artística transnacional que, por sua
vez, tem como principal objetivo o envolvimento dos públicos, em diferentes
níveis de imaginação global. O K-pop também se assume como um fenómeno
mediático, cultural e social. O K-pop é muito mais do que um género musical
demarcado por um contexto geográfico.
Abstract (EN):
Sensory-visual ethnography is the great contribution to building the thought that
says São Paulo is the new Tower of Babel of the 21st century, due to its dynamic potentialities
and here vectored by the K-pop culture that is transversal to the multiplicity of geographic
spaces.. Thus, this essay focuses on the translocal appropriations of K-pop — notably in São
Paulo — demonstrating how such a manifestation of youth culture goes hand in hand with
the assumption of São Paulo as the new Tower of Babel of the 21st century. K-pop, as a (sub)
musical genre, can be interpreted as a transnational artistic production which, in turn, has
as its main objective the involvement of audiences, at different levels of global imagination.
K-pop is also a media, cultural and social phenomenon. K-pop is much more than a musical
genre demarcated by a geographical context.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific