Resumo (PT):
Às incertezas habituais de um empreendimento, o projecto mineiro acrescenta factores específicos de indeterminação derivados da sua própria natureza: o seu objectivo e âmago – o jazigo – é, ele próprio, inicialmente “desconhecido”. A sua dimensão qualitativa e quantitativa, estimada por interpretação e amostragem, não é fixa mas flutuante num espaço de coordenadas tecnológicas e económicas evolutivas.
Por outro lado, o seu domínio de existência raramente é o mercado interno e o preço da produção quase nunca pode ser fixado administrativamente. Nestas condições, a relativa precariedade das análises de viabilidade é mais marcada, a amplitude das incertezas mais larga e a sua elaboração mais complexa.
O nosso objectivo não é fornecer soluções ou algoritmos “definitivos a curto prazo” – é propor a reflexão e a crítica como método. E, como a funcionalidade é uma componente necessária da análise, surge, inevitavelmente, uma proposta metodológica que permite quantificar e, mais importante, escalonar o impacto de variáveis parametrizáveis na rendibilidade de um projecto.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
9