Resumo (PT):
A automatização do processo de geração dos horários ou escalas do pessoal tripulante, ou escalamento, numa empresa de transportes colectivos de média ou grande dimensão é normalmente conseguida apenas parcialmente. Devido à variabilidade da informação sobre o pessoal, à pouco clara definição das regras do processo, à intervenção de vários departamentos da empresa e simultaneamente ao grande volume de informação manipulada, justifica-se a opção por sistemas de apoio à decisão.
Neste trabalho, que documenta a definição de um sistema de apoio ao escalamento e que utiliza como exemplo a empresa SCTP. (Serviço de Transportes Colectivos do Porto), o processo de escalamento interactua com dois outros processos: a gestão do pessoal tripulante e o planeamento operacional de serviços. Para conseguir obter uma cooperação efectiva entre os processos é necessário efectuar uma especificação cuidada das interfaces de comunicação e dos processos de comunicação.
Torna-se assim fundamental definir uma base de informação facilmente compatibilizável com a existente na empresa e que caracterize: os motoristas envolvidos; os serviços a afectar aos mesmos; o conjunto de procedimentos passíveis de serem facilmente automatizados (por exemplo as interacções no âmbito de protocolos com outros sistemas da empresa e as rotações dos motoristas); o conjunto de ferramentas que permitam validar as regras mais importantes e estáveis definidas pela empresa que venha a utilizar o sistema (por exemplo as regras sobre pedidos efectuados pelos motoristas ou as regalias adquiridas).
Finalmente, a interface com o utilizador do sistema de escalamento deve ser de uso fácil e configurável, oferecendo inicialmente um ambiente semelhante ao que é utilizado com documentos em papel.
Abstract (EN):
This work describes a decision support system for crew roistering for urban transport companies (SAGE). A general overview of the global problem of operational planning is provided, with a special emphasis on the crew roistering process and its interactions with the other processes of vehicle and crew scheduling. A detailed description of crew roistering in the company 'Serviço de Transportes Colectivos do Porto' (STCP) is provided and then used as supporting example for the presentation of SAGE.
In STCP the process of crew roistering directly interacts with two other processes and company functions: human resources management and services planning (crew scheduling). This fact demands that SAGE will provide tools allowing communication with the systems that support those processes. It is therefore very important to define: (i) a basic structure of information with all the entities involved in SAGE and in the communicating processes; (ii) the functions required for basic information and rule management, for supporting initial roster construction and for validation of tentative solutions, according to company roles; and (iii) intuitive user interfaces, as similar as possible, in a first step, to paper forms.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific