Resumo (PT):
O trabalho descrito nesta comunicação foi desenvolvido no âmbito da candidatura do consórcio EUROFONE a uma licença de operador nacional do serviço de telefone móvel digital (sistema GSM).
O seu objectivo centrou-se na previsão da procura do serviço. Esta previsão consistiu um input crucial para a fundamentação da Estratégia de Marketing e do Plano de Acção propostos pelo consórcio.
Após uma discrição da metodologia adoptada face às condicionantes próprias do serviço a oferecer, apresenta--se o processo de modelização da procura.
Com base nas curvas de penetração do serviço de telefone móvel em diferentes países europeus, desenvolveu-se um modelo de previsão no qual a procura global em função do tempo é explicada por uma medida do preço relativo do serviço (preço global do serviço/PIU per capita,).
Este modelo foi complementado com os resultados provenientes de uma pesquisa de mercado efectuada sobre duas amostras representativas dos segmentos mais importantes do mercado potencial.
Recorrendo à técnica de "conjoint analysis", caracterizou-se a relação de dependência entre a procura global do serviço e as componentes básicas do preço (aquisição do terminal e ligação à rede e mensalidade.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific