Resumo (PT):
NESTA COMUNICAÇÃO APRESENTAM-SE RESULTADOS DE DIVERSOS ENSAIOS DE EQUILÍBRIO ENTRE LIGAS METÁLICAS LÍQUIDAS E UMA FASE VAPOR CONTENDO MAGNÉSIO, DE ACORDO COM O MÉTODO ISOPIÉSTICO.
O MÉTODO ISOPIÉSTICO, APLICADO A ESTE SISTEMA, IMPLICA A IMPOSIÇÃO DE UMA PRESSÃO DE VAPOR FIXA EM MAGNÉSIO. A IMPOSIÇÃO DESSA PRESSÃO DE VAPOR, E O CONHECIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE O VALOR DA MESMA E O DA TENSÃO DE VAPOR DE EQUILÍBRIO PERMITE DETERMINAR A ACTIVIDADE DE MAGNÉSIO IMPOSTA AO SISTEMA. TAL É FUNÇÃO APENAS DAS TEMPERATURAS DAS ZONAS ONDE A FONTE DE MAGNÉSIO ESTÁ COLOCADA E A TEMPERATURA DA LIGA A ESTUDAR.
O ESTUDO REALIZADO PERMITIU VERIFICAR O COEFICIENTE DE ACTIVIDADE DO MAGNÉSIO NAQUELE SISTEMA, NO ESTADO LÍQUIDO, EM FUNÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS LIGAS. FOI POSSÍVEL VERIFICAR A REDUZIDA INFLUÊNCIA DO TEOR DE COBRE SOBRE O COEFICIENTE DE ACTIVIDADE DO MAGNÉSIO, CONFIRMANDO RESULTADOS DE OUTROS INVESTIGADORES, E INDICANDO UM COEFICIENTE DE INTERACÇÃO DE VALOR REDUZIDO.
O ESTUDO DO SISTEMA TERNÁRIO E BEM JUSTIFICADO PELA LARGA APLICAÇÃO INDUSTRIAL DE LIGAS À BASE DE ALUMÍNIO TRATÁVEIS TERMICAMENTE QUE CONTÊM AQUELES ELEMENTOS. ALGUNS EXEMPLOS SÃO AS LIGAS COMERCIAIS DO TIPO AL-MG-CU-SI AL-MG-CU-ZN. AL-MG-CU-ZR E AL-MG-CU-LI. O CONHECIMENTO DOS EQUILÍBRIOS DE FASES E CARACTERÍSTICAS TERMODINÂMICAS DESTES SISTEMAS SÃO, TAMBÉM MUITO IMPORTANTES PARA A MODELIZAÇÃO DOS DIAGRAMAS DE FASES.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific