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Estudo dos Conhecimentos Básicos de Física dos alunos colocados na FEUP: o caso de duas Licenciaturas

Title
Estudo dos Conhecimentos Básicos de Física dos alunos colocados na FEUP: o caso de duas Licenciaturas
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
1996
Authors
Paulo Sá
(Author)
FEUP
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José Manuel de Magalhães Cruz
(Author)
FEUP
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Conference proceedings National
Initial page: 707
Física'96 - 10ª Conferência Nacional de Física
Faro, Portugal
Other information
Resumo (PT): Em 1995 foram corrigidas na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (F.E.U.P.) 1680 provas específicas de Física. A classificação média foi de 14,1 pontos percentuais. Daquelas provas, 1082 foram realizadas na F.E.U.P. e as restantes 598 provinham da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (U.T.A.D.). As classificações médias foram as seguintes: F.E.U.P.: 18,1 pontos; U.T.A.D.: 6,9 pontos. Na F.E.U.P., 106 provas (9,8%) foram classificadas com uma pontuação superior a 50 pontos, enquanto que na U.T.A.D. apenas 16 provas (2,7%) lograram ultrapassar aquela fasquia. No total, 122 provas (7,3% do número total de provas corrigidas) obtiveram classificação acima dos 50 pontos. É de salientar que no total (F.E.U.P. mais U.T.A.D.) apenas 8 alunos conseguiram obter uma classificação igual ou superior a 80 pontos. Realçaríamos, ainda, que 1047 provas (62,3% do total) obtiveram uma classificação inferior ou igual a 10 pontos e 1407 (83,8%) uma classificação inferior ou igual a 30 pontos. Mesmo retirando as 551 provas cotadas com zero pontos (cerca de 33% do número total de provas corrigidas), a média geral (F.E.U.P. mais U.T.A.D.) apenas sobe para 21 pontos! A legitimidade da exclusão das provas classificadas com zero pontos pode resultar do facto de haver alunos que vieram realizar a prova de Física porque lhes era exigido que o fizessem para poderem concorrer às universidades privadas e de outros alunos se terem inscrito nesta prova para poderem adiar outra que lhes interessava particularmente. Parece-nos que tentar justificar estes resultados argumentando que a Prova era, talvez, demasiado longa, tinha perguntas com enunciados não muito cuidados, que a correcção oficial e a respectiva proposta de classificação nem sempre eram as mais adequadas é simplista e não procura as verdadeiras causas do problema.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
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