Resumo (PT):
Este artigo centra-se na arte rupestre pré-histórica e na pesquisa arqueológica na
bacia do baixo Douro (Portugal), entre o Paleolítico Superior e o início do Neolítico. Começará
com uma breve referência à primeira descoberta, em 1981, de uma rocha com arte rupestre
do Paleolítico Superior – no sítio de Mazouco – e à inusitada circunstância da interrupção das
pesquisas arqueológicas regionais dedicadas ao Paleolítico Superior, o que, a não ter acontecido,
poderia ter evitado a surpresa da descoberta do valioso conjunto do vale do Côa. Em
seguida, debruçamo-nos sobre a contextualização cronológica e cultural da arte figurativa,
esquemática e abstrata – com particular destaque para as “unhadas do diabo” – atribuída a
um período entre o final do Tardiglaciar e o neolítico antigo regional. Está implícito na nossa
discussão o pressuposto que durante este período cronológico (c. 13.000 / 12.000 - 6500/6000
cal BP; 11.000 / 10.000 – 5000/4500 cal BC) as comunidades de caçadores-recoletores, independentemente
de terem adotado a agricultura e a pastorícia por volta de 6500 aC (4500 aC),
“não sabiam” de antemão o que aconteceria a seguir ou como se iria alterar a sua atividade
económica e as suas relações com a paisagem, os animais e as plantas. No texto defendemos
que a arte rupestre deste período e desta região, mesmo que mostre semelhanças gráficas com
outras regiões da Península Ibérica e do Sudoeste da Europa – especialmente na morfologia de
zoomorfos e antropomorfos – possui especificidades, particularmente evidentes no esquematismo
e abstracionismo das gravuras de tipo “unhadas do diabo e motivos lineares finos”, que
devem ser valorizadas. Estas especificidades devem ser entendidas dentro da teia de relações
identitárias entre as comunidades de caçadores-coletores e a paisagem em que viviam.
Abstract (EN):
This paper focuses on the prehistoric rock art and the archaeological research on
the lower Douro river basin (Portugal), between the Upper Palaeolithic and the beginning of
the Neolithic. It will begin with a brief reference to the first discovery, in 1981, of a rock with
Palaeolithic engravings – on the site of Mazouco – and to the unusual circumstance of the
lack of continuity of the regional Palaeolithic archaeological, which might have prevented the
surprising discovery of the valuable rock art complex of the Côa Valley. Next, we will discuss
the chronological and cultural contextualization of the figurative, schematic and abstract art
– especially of the devil claw engravings – which is assigned to a period between the end of the
Late Glacial and the regional Ancient Neolithic. Implicit in our discussion is the assumption
that during this chronological period (c. 13,000/12,000 – 6500/6000 cal BP; 11,000/10,000 –
5000/4500 cal BC), the hunter-gatherer communities, regardless of whether they have adopted
agriculture and animal husbandry around 6500 BP (4500 BC),”did not know” beforehand
what would happen next or how their economies and relationships with the landscape, animals
and plants would change. In the text, we defend that the rock art of this period, and of
this region – even if it shows graphic similarities, especially in the design of zoomorphs and
anthropomorphs, with other regions of Iberia and Southwest Europe – has an idiosyncrasy,
evident for instance in the schematism and abstractionism of the engravings of “devil claw &
thin linear motifs” that should be taken into account. This idiosyncrasy must be understood
within the tissue of the identitary relationships between different hunter-gatherer communities
and among each other and the landscapes where they dwell.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific