Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > A aprendizagem e o ensino da leitura-escrita em bilingues adultos: aspetos da sua complexidade neuropsicolinguística
Publication

Publications

A aprendizagem e o ensino da leitura-escrita em bilingues adultos: aspetos da sua complexidade neuropsicolinguística

Title
A aprendizagem e o ensino da leitura-escrita em bilingues adultos: aspetos da sua complexidade neuropsicolinguística
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2021
Authors
Lopes, Ângela Filipa
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
(Author)
FLUP
Journal
Indexing
DOAJ
ERIH Plus
Google Scholar
Latindex
CAPES - Portal de Periódicos
Scientific classification
CORDIS: Humanities > language sciences
Other information
Resumo (PT): Compreender a aprendizagem de uma língua segunda (L2) como um processo mental multifacetado é importante e útil de uma perspetiva didática, sobretudo no que respeita à aprendizagem da leitura e da escrita em L2. O texto aqui em questão pretende lançar alguma luz sobre este complexo processo com o intuito de aproximar os dois extremos da apropriação da leitura e da escrita em L2 por adultos: a sua aprendizagem e o seu ensino. Assim, o texto centrar-se-á nalguns mecanismos cerebrais que controlam o processamento da leitura e da escrita, à medida que se tentará aproximar de questões de relevo para o processamento bilingue subjacente à compreensão e à produção escritas em L2
Abstract (EN): Understanding to what extent learning a second-language (L2) is a multi-layered mental process can prove to be useful from a L2 teaching perspective, in this case. Moreover when it comes to learning how to read and write in a L2. This text aims at bringing some aspects of this intricate process into light in hopes to bring the two ends of adult L2 reading-writing closer: its learning and teaching. To try to achieve that purpose, the text focuses on general brain mechanisms which control the processing of reading and writing as it draws nearer to some relevant issues surrounding bilingual reading comprehension and written production in a L2.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/38810
Documents
File name Description Size
38810-Texto do artigo-178918-2-10-20210810 413.88 KB
Related Publications

Of the same authors

Um ponto em comum entre frase e leitura: os grupos de sentido em destaque (2023)
Chapter or Part of a Book
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro ; Lopes, Ângela Filipe
A biliteracia : alguns aspetos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em L2 (2023)
Chapter or Part of a Book
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Medir a qualidade da escrita em Português L2: a densidade de ideias (2022)
Article in National Scientific Journal
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Do ensino bilingue em Moçambique: elementos em jogo na sua implementação e desenvolvimento (2017)
Article in National Scientific Journal
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Castro
Das inferências à interpretação recursiva na leitura do texto literário em L2 (2021)
Article in National Scientific Journal
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro

See all (8)

Of the same journal

Apresentação - Literatura: Em pauta: História da Literatura e Historiografia Literária (2015)
Article in International Scientific Journal
Moreira, Maria Eunice ; Topa, Francisco
Aprender e ensinar a ler e a escrever: abordagem cognitiva (2021)
Article in International Scientific Journal
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro ; Pereira, Vera Wannmacher; Seidel, Verônica Franciele
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-09 at 01:00:48 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing