Resumo (PT):
Compreender a aprendizagem de uma língua segunda (L2) como um
processo mental multifacetado é importante e útil de uma perspetiva didática,
sobretudo no que respeita à aprendizagem da leitura e da escrita em L2. O texto
aqui em questão pretende lançar alguma luz sobre este complexo processo com
o intuito de aproximar os dois extremos da apropriação da leitura e da escrita em
L2 por adultos: a sua aprendizagem e o seu ensino. Assim, o texto centrar-se-á
nalguns mecanismos cerebrais que controlam o processamento da leitura e da
escrita, à medida que se tentará aproximar de questões de relevo para o processamento bilingue subjacente à compreensão e à produção escritas em L2
Abstract (EN):
Understanding to what extent learning a second-language (L2) is a
multi-layered mental process can prove to be useful from a L2 teaching perspective, in this case. Moreover when it comes to learning how to read and write
in a L2. This text aims at bringing some aspects of this intricate process into light
in hopes to bring the two ends of adult L2 reading-writing closer: its learning
and teaching. To try to achieve that purpose, the text focuses on general brain
mechanisms which control the processing of reading and writing as it draws
nearer to some relevant issues surrounding bilingual reading comprehension
and written production in a L2.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/38810