Resumo (PT):
Um número crescente de crianças realiza as refeições em refeitórios escolares, resultado de novos estilos de vida das famílias. Neste contexto, as unidades de alimentação de jardins-de-infância, creches e escolas assumem um papel primordial no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e no fornecimento de refeições adequadas em termos qualitativos e quantitativos.
Objectivos: Avaliar as ementas de um Jardim de Infância através de uma ferramenta criada especificamente para o planeamento e avaliação de refeições escolares (SPARE).
Métodos: Inicialmente foram recolhidas as ementas de um Jardim-de-Infância da zona centro de Portugal. A análise de diversidade revelou que as refeições fornecidas raramente se repetem. A avaliação qualitativa das ementas demonstrou níveis satisfatórios nos itens gerais, sopa e sobremesas e níveis não aceitáveis em relação às categorias de carne, pescado e ovo, cereais e derivados e hortícolas e leguminosas. Estes resultados poderão dever-se a uma menor diversidade existente relativa a estes itens. A avaliação qualitativa das ementas permitiu concluir que a classificação geral desta é aceitável.
Conclusão: Deverão ser implementados programas escolares que permitam uma adequação alimentar das ementas, tendo em consideração as necessidades nutricionais das crianças, a preservação das características sensoriais.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
adarocha@fcna.up.pt