Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Formação contínua de professores portugueses no contexto de ensino-aprendizagem da expressão escrita: estudo preliminar
Publication

Publications

Formação contínua de professores portugueses no contexto de ensino-aprendizagem da expressão escrita: estudo preliminar

Title
Formação contínua de professores portugueses no contexto de ensino-aprendizagem da expressão escrita: estudo preliminar
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2020
Authors
Pimenta, Rosângela Oliveira Cruz
(Author)
FLUP
Rodrigues, Sónia Valente
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Journal
Vol. 12
Pages: 220-245
ISSN: 2175-6600
Indexing
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
CLASE
DOAJ
Worldcat OCLC
MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals
CAPES - Portal de Periódicos
Google Scholar
Scientific classification
CORDIS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): Pretendemos divulgar os resultados de um estudo exploratório sobre o modo como se processa o ensino da escrita em sala de aula por professores com experiência recente de formação contínua nessa área. O estudo, realizado no primeiro trimestre de 2020 em escolas portuguesas do ensino público, tem natureza qualitativa, baseando-se na observação de aulas e na análise de material didático de dois professores de Português do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, tendo um deles frequentado, durante o ano letivo 2019/2020 uma ação de formação contínua sobre didática da escrita. O quadro conceptual inscreve-se na confluência de áreas como a investigação educacional, a formação de professores de Português e a didática da escrita. Embora limitados, os dados permitem sustentar questões de uma investigação futura mais ampla sobre práticas de ensino-aprendizagem da escrita e identificar dimensões que deverão ser reforçadas em tal prática. Permitem ainda reforçar a necessidade de formação contínua sistemática e regular em ensino da escrita como estratégia para potenciar o ensino da escrita na sala de aula.
Abstract (EN): We intend to disseminate the results of an exploratory study on the way in which the teaching of writing in the classroom is carried out by teachers with recent experience of continuous education in this area. The study, carried out in the first quarter of 2020 in Portuguese public schools, has a qualitative nature, based on the observation of classes and the analysis of teaching material of two Portuguese teachers from the 3rd cycle of basic education and secondary education, one of them attended, during the school year 2019/2020, a continuous education on didactics of writing. The conceptual framework is part of the confluence of areas such as educational research, the education of Portuguese teachers, and the teaching of writing. Although limited, the data allow to raise questions of a broader future investigation on teaching-learning practices of writing and to identify dimensions that should be reinforced in such practice. They also make it possible to reinforce the need for systematic and regular continuous education in the teaching of writing as a strategy to enhance this activity in the classroom
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10115
Documents
File name Description Size
10115-42879-1-PB 339.24 KB
Related Publications

Of the same journal

Um olhar sobre as mudanças curriculares e pedagógicas: a perspetiva dos líderes das escolas (2021)
Article in International Scientific Journal
Daniela Ferreira; Louise Lima; Ariana Cosme
Possibilidades e limites da política “autonomia e flexibilidade curricular” em Portugal (2020)
Article in International Scientific Journal
Rosangela Fritsch ; Carlinda Leite
Avaliação de processos de gestão em um Instituto Federal: uma análise a partir do desenvolvimento do estágio: (des)conexão entre ensino e extensão (2020)
Article in International Scientific Journal
Paulo Marinho; Rodrigo de Melo Lucena; Vanda Figueredo Cardoso
Entrevista com Miguel Angel Zabalza Beraza (2020)
Article in International Scientific Journal
Lucinalva Andrade Ataide Almeida; Carlinda Leite

See all (7)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-09 at 02:33:31 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing