Resumo (PT):
Pretendemos divulgar os resultados de um estudo exploratório sobre o modo como se processa o ensino da escrita em sala de aula por professores com experiência recente de formação contínua nessa área. O estudo, realizado no primeiro trimestre de 2020 em escolas portuguesas do ensino público, tem natureza qualitativa, baseando-se na observação de aulas e na análise de material didático de dois professores de Português do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, tendo um deles frequentado, durante o ano letivo 2019/2020 uma ação de formação contínua sobre didática da escrita. O quadro conceptual inscreve-se na confluência de áreas como a investigação educacional, a formação de professores de Português e a didática da escrita. Embora limitados, os dados permitem sustentar questões de uma investigação futura mais ampla sobre práticas de ensino-aprendizagem da escrita e identificar dimensões que deverão ser reforçadas em tal prática. Permitem ainda reforçar a necessidade de formação contínua sistemática e regular em ensino da escrita como estratégia para potenciar o ensino da escrita na sala de aula.
Abstract (EN):
We intend to disseminate the results of an exploratory study on the way in which the teaching of writing in the classroom is carried out by teachers with recent experience of continuous education in this area. The study, carried out in the first quarter of 2020 in Portuguese public schools, has a qualitative nature, based on the observation of classes and the analysis of teaching material of two Portuguese teachers from the 3rd cycle of basic education and secondary education, one of them attended, during the school year 2019/2020, a continuous education on didactics of writing. The conceptual framework is part of the confluence of areas such as educational research, the education of Portuguese teachers, and the teaching of writing. Although limited, the data allow to raise questions of a broader future investigation on teaching-learning practices of writing and to identify dimensions that should be reinforced in such practice. They also make it possible to reinforce the need for systematic and regular continuous education in the teaching of writing as a strategy to enhance this activity in the classroom
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10115