Resumo (PT):
É hoje relativamente consensual defender que o ensino da investigação em educação deve
integrar os cursos de formação inicial de professores. Os estudantes devem ser capacitados
com o conhecimento e o domínio de estratégias e instrumentos de pesquisa que lhes
possibilitem serem consumidores críticos de estudos na área da educação e, mais
importante ainda, desenvolverem uma atitude e prática investigativas da sua própria ação,
primeiro como estagiários e posteriormente como professores, no sentido de a questionar e
transformar, idealmente num esforço de mudança coletiva. Todavia, a forma como este
objetivo pode ser concretizado tem sido objeto de um intenso debate, com várias propostas
apresentadas, umas mais ambiciosas do que outras, que refletem diferentes
posicionamentos teóricos e enquadramentos institucionais. Nesta comunicação descrevem-
-se os objetivos e a evolução do funcionamento da unidade curricular (UC) de Investigação
Educacional, que integra o plano de estudos dos Mestrados em Ensino ministrados na
Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde o ano letivo 2008/2009. Apesar de as
alterações introduzidas ao longo dos anos na UC, de forma a responder aos desafios que
me foram sendo colocados, os principais eixos que a estruturam mantiveram-se
relativamente inalterados. O primeiro baseia-se no pressuposto de que o ofício de
investigador se aprende no ato de conceber e concretizar um projeto de investigação, por
modestos que sejam os seus objetivos, que sustenta a minha opção pela aprendizagem
baseada na investigação. O segundo pressupõe que os professores são profissionais da
educação que nas suas escolas devem desenvolver em equipa projetos pedagógicos que
visam assegurar aprendizagens de qualidade. Daí a necessidade de promover o
desenvolvimento de competências de trabalho de grupo que subjaz à minha escolha pela
aprendizagem cooperativa. Serão apresentados dados resultantes das classificações obtidas,
dos inquéritos pedagógicos e das avaliações dos alunos sobre o funcionamento da
disciplina. Por fim, apontam-se algumas alterações que entendo introduzir num futuro
próximo tendo em conta áreas que foram identificadas como menos conseguidas e que
carecem de reformulação
Abstract (EN):
There is general agreement today as to the role that the teaching of research in education
should play in initial teacher training courses. Students should be encouraged to master
research strategies and tools so they become critical consumers of studies in the field of
education. More importantly, they should develop an investigative attitude to their own
performance, first as teacher trainees and later as teachers, by questioning and transforming
their practice, ideally in an effort to effect collective change. However, the way in which
this goal can be achieved has been the subject of intense debate, with several proposals
presented, some more ambitious than others, which reflect different theoretical positions
and institutional frameworks. This paper describes the aims and the evolution of a subject
called Educational Research, part of the study plan of the Masters in Teaching taught at the
Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto since the 2008/2009 academic
year. Despite some adjustments introduced over the years, in order to respond to the new
challenges that I have had to face, the main principles that structure the subject have
remained relatively unchanged. The first is based on the assumption that the researcher’s
craft is learned in the act of conceiving and implementing a research project, however
modest its goals, which underpins my option for research-based learning. The second
assumes that teachers are education professionals who must develop team-based
pedagogical projects in their schools, that aim to ensure quality learning. Hence the need
to promote the development of teamwork skills that underlie my choice for cooperative
learning. The data resulting from the grades obtained, pedagogical surveys and the
students’ evaluations of the subject will be described. Finally, I will point out some changes
that I intend to introduce in the near future, taking into account areas that were identified
as less successful and that need to be reformulated.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific