Resumo (PT):
A educação para o património pode chegar ao entendimento de cada cidadão em várias
escalas, a partir de vários atores, seja através da escola, dos meios de comunicação
social, das mais diversas instituições públicas ou privadas ou, ainda, em contexto de
diálogo em socialização. Neste sentido, reconhecendo a atualidade deste conceito, o
ensaio que nos propomos realizar visa encontrar as palavras de indexação mais eficazes
para o desenvolvimento de um estado da arte sobre o tema. A primeira etapa procura
abordar o funcionamento de motores de pesquisa online, desde a introdução de
conteúdos, à escalada no ranking e posterior disponibilização. O segundo ponto assenta
na lógica de um público não especializado, na pesquisa de conceitos base associados ao
património e na filtragem da informação obtida. Por sua vez, o tópico final procura dar
resposta a uma investigação académica, numa teia de conceitos mais informados,
analisando o posterior resultado da pesquisa em bases de dados académicas. No
seguimento do que são os nossos objetivos e preocupações de implementação do
projeto, na cidade de Vila Nova de Gaia, consideramos importante nesta fase realizar
uma sondagem no que diz respeito aos resultados de pesquisa para um público não
especializado.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific