Resumo (PT):
As ocorrências de vários episódios sísmicos nos últimos anos vêm evidenciando a vulnerabilidade das
paredes de enchimento quando sujeitas a ações para fora do seu plano, em particular quando
combinadas com ações no plano, existindo um reduzido número de ensaios sobre este tipo de elementos.
Têm sido realizadas campanhas experimentais com o objetivo de caracterizar o comportamento sísmico
destes elementos e de forma a avaliar a influência de diferentes variáveis, como a geometria, tipo de
apoio, presença de aberturas, entre outros. No entanto, o número de estudos em paredes de alvenaria
de enchimento em modelos à escala real é muito reduzido. Baseada nesta motivação, decorre uma
campanha experimental no Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural (LESE) de ensaios de
paredes de enchimento à escala real sujeitas a ações para fora-do-plano. A plataforma de ensaios
inovadora desenvolvida tinha como base a aplicação de uma ação nas paredes de alvenaria para fora
do plano com recurso a airbags. Esta plataforma foi recentemente melhorada e atualizada com um novo
sistema de aplicação da carga, com recurso a uma matriz de atuadores pneumáticos, o que permite
uma maior versatilidade no tipo de ensaios a realizar. O presente artigo pretende apresentar os detalhes
relativos a cada um dos setups, acompanhado de uma análise crítica das vantagens e desvantagens de
cada um. Serão apresentados resultados experimentais realizados para validação da plataforma de
ensaios.
Abstract (EN):
It is widely consensual that further and deeper research is required on the out-of-plane seismic response
of infill masonry walls to increase the knowledge regarding this behaviour and to develop effective
retrofit strategies for preventing panel collapse, increasing human life protection and reducing economic
losses. This type of study is also important to support the development of accurate numerical models
capable to simulate the expected response of IM walls subjected to out-of-plane loadings, combined or
not with in-plane loadings. In this context, experimental testing is key to characterize the infill panels
cyclic behaviour subjected to static or dynamic cyclic loads addressing a few issues, such as: different
levels of previous damage, boundary conditions, reduced width support, etc. However, such
experimental tests are difficult to perform since complex experimental set-ups are required with enough
capacity for testing full-scale samples. At the Laboratory for Earthquake and Structural Engineering
(LESE) of the University of Porto, a few experimental studies were carried out to characterize the outof-plane performance of infill panels. Two different approaches were adopted to apply the out-of-plane
loadings, one by using airbags and other by using pneumatic actuators. Further information regarding
both test setups will be described and discussed throughout the manuscript. Experimental results of
two specimens tested with the both testing platforms will be presented highlighting the main differences
and similarities.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
12