Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Textos portugueses de viagens em África ou da lusofonia em rede: potencialidades heurísticas para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa
Publication

Publications

Textos portugueses de viagens em África ou da lusofonia em rede: potencialidades heurísticas para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa

Title
Textos portugueses de viagens em África ou da lusofonia em rede: potencialidades heurísticas para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2016
Authors
Outeirinho, Maria de Fátima
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS View ORCID page
Conference proceedings International
Scientific classification
CORDIS: Humanities > Literature
Other information
Resumo (PT): As últimas duas décadas têm assistido a um interesse pela literatura de viagens, no plano da produção e no plano da recepção. Com efeito, autores como Miguel Sousa Tavares, Pedro Rosa Mendes, Gonçalo Cadilhe, Joaquim Magalhães de Castro ou Tiago Carrasco têm vindo a publicar textos de viagens com percursos na África lusófona, explorando a relação entre espaços culturais de língua portuguesa. Situando-se num espaço genológico de fronteira e, com frequência, de traço friccional, para usarmos o termo de Ottmar Ette em Literature on the move (2003), a literatura de viagens ergue-se, assente nesse mesmo hibridismo, em torno da construção de representações de auto e hétero-imagens quase sempre ancoradas numa memória e história colectivas, de pertença nacional e/ou transnacional, e numa experiência dum tempo histórico do presente. Espaço particularmente vocacionado para narrativas de encontro e contacto com o “Outro”, a literatura de viagens projecta-se não apenas num espaço geográfico e cultural, mas também num tempo longo de que o presente é agente revelador, possibilitando pensar um espaço “outro”, possibilitando ainda a identificação e/ou construção de uma lusofonia em rede de que se pode tirar partido em contexto de ensino-aprendizagem de PLE, através do uso do texto literário. Assim, na presente comunicação, propomos explorar estes dois eixos, em obras como Sul, A Baía dos Tigres, África acima, No mundo das maravilhas e Até lá baixo.
Abstract (EN): ES: En las dos últimas décadas hemos asistido a un creciente interés por la literatura de viajes, tanto en el ámbito de la producción como de la recepción. Autores como Miguel Sousa Tavares, Pedro Rosa Mendes, Gonçalo Cadilhe, Joaquim Magalhães de Castro o Tiago Carrasco han publicado textos de viajes con recorridos por la África lusófona, explorando la relación entre espacios culturales de lengua portuguesa. Situándose en un espacio genológico fronterizo y, frecuentemente, de carácter friccional, para usar el término de Ottmar Ette en Literature on the move (2003), la literatura de viajes se levanta, apoyada en este hibridismo, en torno a la construcción de representaciones de auto e heteroimágenes casi siempre ancladas en una memoria e historia colectivas, de pertenencia nacional e/o transnacional, y en una experiencia de un tiempo histórico del presente. Espacio particularmente interesado en la narración del encuentro y contacto con el Otro, la literatura de viajes se proyecta no solo en un espacio geográfico y cultural, sino también en un tiempo extenso del que el presente es agente revelador, facilitando la identificación y/o construcción de una lusofonía en red, de lo cual se puede sacar partido en contexto de enseñanza-aprendizaje de PLE, a través del uso del texto literario. Así, en el presente trabajo, nos proponemos explorar estos dos ejes, em obras como Sul, A Baía dos Tigres, África acima, No mundo das maravilhas e Até lá baixo.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Related Publications

Of the same authors

Erik Orsenna (1947– ) (2011)
Educational Publication
Outeirinho, Maria de Fátima
Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster in an International Conference
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Characterization of portuguese heritage language teachers: a preliminary study (2022)
Poster in an International Conference
Santos, Paulo Jorge ; Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Auf der Maur, Simone ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Outeirinho, Maria de Fátima; Carvalho, Ângela
Tours verniens: géographie, langue et textes littéraires (2019)
Book
Almeida, José Domingues de ; Outeirinho, Maria de Fátima

See all (190)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-14 at 22:09:34 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing