Resumo (PT):
Neste artigo, procuramos analisar o movimento clubber de São Paulo
nos anos 1990 enquanto potenciador de inovação na moda e no imaginário
visual contemporâneo. Neste ensejo, tomaremos como comparação
a cena londrina clubber da mesma época, prosopografando duas
figuras centrais de ambas as cenas: Alexander McQueen e Alexandre
Herchcovitch O nosso principal argumento é o de que as cenas clubbers
vividas nos anos 1990 por esses dois designers de moda ativam
de forma independente energias e socialidades lúdicas entrecruzando
criação, intermediação e fruição cultural na pista de dança. Essas cenas
são espaços de polivalência (e simultaneidade) de papéis criativos.
Rede, simultaneidade, polivalência, interdisciplinaridade, materialidade,
imaterialidade se assumem como atributos inelutáveis das cenas
musicais que se transportam para os clubes e posteriormente para as
carreiras de McQueen e Herchcovitch.
Abstract (EN):
In this article, we seek to analyze the São Paulo clubber movement in
the 1990s as a creator of innovation in fashion and in the contemporary
visual imagery. In this opportunity, we will take as a comparison
the London clubber scene of the same time, prosopographing two central
figures of both scenes: Alexander McQueen and Alexandre Herchcovitch.
Our argumentation is that the clubbers’ scenes experienced
in the 1990s by these two fashion designers, independently activate
playful energies and socialities intertwining creation, intermediation
and cultural enjoyment on the dance floor. These scenes are spaces of
versatility (and simultaneity) of creative roles.Network, simultaneity,
versatility, interdisciplinarity, materiality, immateriality are assumed
as ineluctable attributes of the musical scenes that are transported to
the clubs, and later to the careers of McQueen and Herchcovitch.
Keywords: Clubber culture. São Paulo. London. Alexandre Herchcovitch.
Alexander McQueen.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific