Abstract (EN):
<jats:p>Resumo Nas u¿ltimas de¿cadas, a pesquisa em Ensino de Cie¿ncias tem evidenciado a releva¿ncia do papel desempenhado pela Histo¿ria da Cie¿ncia no ensino e aprendizagem das mesmas. E¿ ta¿o importante aprender cie¿ncias como aprender sobre cie¿ncias e esta compreensa¿o sobre o que e¿ a cie¿ncia envolve tanto reconhecer a sua inserc¿a¿o num contexto social, como tambe¿m ter uma ideia de como e¿ construi¿do o conhecimento cienti¿fico e de que forma este se diferencia dos saberes do quotidiano. A metodologia de Ensino Baseado em Casos (EBC), rompeu de¿cadas de ensino meramente transmissivo e enquadra-se na perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem, onde o professor e¿ mediador e os alunos trabalham em grupos e aprendem com os seus colegas. Esta metodologia de ensino parece assim vantajosa, uma vez que os alunos desenvolvem habilidades de trabalho colaborativo e resoluc¿a¿o de problemas, ale¿m de dotar os alunos com a¿ncoras mentais para os fatos, conceitos e princi¿pios a serem estudados e assimilados. Reconhecendo a potencialidade desta metodologia de ensino e a faculdade da HC no ensino das cie¿ncias, foi proposto um caso que espelha a histo¿ria do avanc¿o cienti¿fico e tecnolo¿gico dos pacemakers cardi¿acos. O estudo, ainda em desenvolvimento, ira¿ incidir numa amostra de convenie¿ncia (n=26) constitui¿da por alunos do 9o ano de escolaridade de uma escola pu¿blica de uma zona urbana do norte do pai¿s. Palavras-chave: Histo¿ria da Cie¿ncia; ensino baseado em casos; pacemakers cardi¿acosAbstract In recent decades, research in science education has highlighted the importance of the role played by HC in teaching and learning. As Matthews (1995), is so important to learn how to learn science as to learn science. This understanding of the Science involves both recognize the insertion in a social context, your as well as get an idea of how scientific knowledge is constructed and how this differs from knowledge of everyday life. The case-based teaching methodology broke decades of teaching merely transmissive and fits on social constructivism theory perspective of learning, where the teacher is a mediator and the students work in groups and learn from their colleagues. This teaching methodology seems so advantageous, since students develop job skills and collaborative problem-solving, in addition to providing students with mental anchors for the facts, concepts and principles to be studied and assimilated. Recognizing the potential of this methodology of teaching and the power of HC in science teaching, it was proposed a case that mirrors the history of scientific and technological advancement of pacemakers. This study, still under development, will focus on a convenience sample (n=26) consisting of students from the 9th grade level of a public school in an urban area in the north of the country. Keywords: history of science; case-based teaching; pacemakers.</jats:p>
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific