Resumo (PT):
Este trabalho contribui para uma melhor compreensão da resposta ao sismo e ao vento de
Pórticos de Sinalização do tipo consola, comuns nas Auto-estradas. Para tal, o presente artigo
apresenta um estudo comparativo da resposta da estrutura ao sismo e ao vento, para os casos
com e sem amortecedor de massa sintonizado (tendo como sigla inglesa TMD - Tuned Mass
Damper). O artigo começa com um breve resumo de diferentes metodologias para avaliar a
acção sísmica em estruturas. Algumas orientações sobre o procedimento adoptado para a
seleção de conjuntos apropriados de acelerogramas em conformidade com o Eurocódigo 8-1
para Portugal (Faro) são estabelecidas. Posteriormente, uma metodologia para simular
artificialmente series temporais de vento natural para a análise do comportamento em serviço
destas estruturas é apresentada. De forma a mitigar os efeitos dinâmicos das acções
mencionadas, a estrutura de sinalização é equipada com um TMD, solução com eficiência
histórica comprovada em diferentes estruturas e que evidencia uma facilidade de aplicação e
de modelação numérica. A estrutura em causa exibe na direção fora do plano uma redução
significativa em termos de deslocamentos e acelerações após a implementação do TMD para
as acções sísmicas e para a acção do vento.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
2