Resumo (PT):
O uso adequado do cinto de segurança automóvel é um meio efetivo de prevenção
de ferimentos graves ou fatais em caso de acidente. Todavia, os ferimentos provocados pelo próprio cinto de segurança podem, por si só, resultar em lesões graves
para o utilizador.
Este artigo analisa como minimizar o risco de ferimentos graves e fatais nos indivíduos seniores resultantes do cinto de segurança em colisões, com o objetivo de
melhorar o design, o ajuste ergonómico e antropométrico, e o conforto dos cintos
de segurança.
A metodologia de investigação utilizada é descritiva e correlaciona estudos recentes do setor automóvel, legislação e diretivas aplicáveis aos cintos de segurança
em assentos, estatísticas de acidentes rodoviários, testes de colisão, relatórios
médicos, avaliações ergonómicas, antropométricas e da saúde em idosos.
Este estudo permitiu concluir que o design dos cintos de segurança com três
pontos de fixação, aplicados nos veículos ligeiros mais comercializados, não são
os mais adequados à antropometria, fragilidade e fraqueza física, conforto e segurança do sénior. A partir desta investigação propomos aspetos de melhoria a
considerar no design dos cintos de segurança para minimizar esta problemática.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
11