Resumo (PT):
Neste artigo faz-se uma análise preliminar da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto
do Ensino Superior (ES). Esta análise procura verificar se existiu, em particular, uma mudança de práticas por parte dos docentes e se esta ocorrência se pode relacionar com a introdução do modelo de Bolonha, tornando o processo de ensino mais dinâmico, menos expositivo e mais apoiado pelas TIC. Como base inicial de trabalho, questiona-se a adopção de plataformas de aprendizagem on-line e o seu impacto no modelo de ensino-aprendizagem no ES, tendo como referência a integração da plataforma MOODLE no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Neste caso, verificou-se que existe um baixo índice de adesão à utilização da plataforma de ensino on-line em causa, até na forma mais simples de repositório de informação, sendo que se detectou alguma resistência, por parte dos docentes (até mesmo para usar a plataforma em contexto de blended-learning - b-Learning)
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
6
License type: