Resumo (PT):
Este artigo tem como objetivo explicar a transição dos meios de comunicação ponto a ponto que surgiram
durante o século XIX, como o telégrafo e o telefone, para o modelo de difusão em broadcasting
característico da rádio nas primeiras décadas do século XX. Toma-se como principal referência os inícios
da rádio nos Estados Unidos. Argumenta-se que factores tecnológicos, dinâmicas econômicas, o quadro da
regulamentação governamental e o conceito social de audiência são os fatores necessários para explicar
essa transição, assim como a forma que a rádio assumiu na sua origem.
Abstract (EN):
This article aims to explain the transition from point to point media that emerged during the nineteenth
century, such as the telegraph and the telephone, to the model of broadcasting characteristic of radio in the
first decades of the twentieth century. The beginning of radio in the United States is taken as the main
reference. It is argued that technological factors, economic dynamics, the framework of governmental
regulation and the social concept of audience are the necessary factors to explain that transition, as well as
the form that radio assumed in its origin.
ES: Este artículo pretende explicar la transición que surgió en los medios de comunicación punto a punto
durante el siglo XIX, como el telégrafo y el teléfono hacia el modelo de transmisión característico de la
radio en las primeras décadas del siglo XX. El comienzo de la radio en los Estados Unidos se toma como
la principal referencia. Se argumenta que los factores tecnológicos, la dinámica económica, el marco de la
regulación gubernamental y el concepto social de audiencia son los factores necesarios para explicar esa
transición, así como la forma que la radio asumió en su origen.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific