Resumo (PT):
Vibrações induzidas por tráfego ferroviário representam, atualmente, um problema ambiental que
se reflecte nas populações circundantes sob a forma de vibrações e ruído re-radiado, e para o
qual urge dar resposta. Numa tentativa de constituir modelos de previsão, diversos métodos
numéricos têm sido apresentados, permitindo, com elevado rigor, a determinação do campo de
vibrações induzidas pela passagem de um comboio. Por questões de eficiência computacional a
generalidade dos métodos numéricos existentes adota um conceito denominado por 2.5D, onde
se impõe a invariância da secção transversal na direção de desenvolvimento da estrutura. Esta
invariância da seção pode, muita das vezes, apresentar-se como um obstáculo à análise de
casos particulares. Assim no presente artigo apresenta-se a validação de um método numérico
assente na formulação FEM-PML 3D, com condições de periodicidade nas fronteiras
correspondentes ao desenvolvimento da via, tornando possível a inclusão de variabilidade
longitudinal periódica.
Abstract (EN):
In nowadays ground borne vibrations presents as a problem to the inhabitants in the vicinities of
the railway network. In an attempt to analyse such problems, multiple numerical methods have
been presented allowing, with great precision, the determination of the deformation field induced
by a train passage. To reach computational efficiency many of the methods adopt a concept
known as 2.5D modelling, imposing cross section invariance in the longitudinal direction. Such
assumption may represent an obstacle to the analyses of many real cases. Thus, in the present
paper is presented and validated one numerical method with a three-dimensional FEM-PML
formulation with special boundaries conditions, which can simulate the periodicity of the model.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
9