Resumo (PT):
Abordagens híbridas, englobando e combinando resultados numéricos e experimentais,
constituem ferramentas valiosas no processo de análise e previsão de vibrações e de ruído reradiado no interior de edificações existentes junto a corredores ferroviários. Neste sentido, o
presente trabalho apresenta a descrição de um campo experimental desenvolvido pelos autores,
junto a um troço renovado da rede ferroviária portuguesa, o qual contempla uma edificação
devidamente caracterizada. A existência de uma completa caracterização geomecânica do
campo experimental, associada à avaliação experimental de funções de transferência entre os
diferentes meios, desde a via-férrea à estrutura construída no maciço adjacente, possibilita a
definição e validação de um modelo híbrido de previsão de vibrações e ruído re-radiado induzidos
por tráfego ferroviário.
Abstract (EN):
The use of hybrid approaches to predict vibrations and re-radiated noise induced by railway traffic
is a valuable tool, allowing the reduction of the uncertainty in the prediction process with the
combination of numerical and experimental results. In this way, an experimental test site on a
stretch of the Portuguese railway network is presented, in which a comprehensive experimental
campaign was developed, including the characterization of the track, the ground and the building
under study. The complete geomechanical characterization of the experimental test site,
associated to the experimental evaluation of transfer functions between the railway track and the
building, will be the base for the definition of the hybrid model.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
10