Resumo (PT):
Este trabalho tem como objetivo averiguar que condições de uso implicam mais desvios relativamente ao emprego do Pretérito Perfeito Simples (PPS) e do Pretérito Imperfeito (PI) por aprendentes chineses de PLE, de nível A2 (QECRL), com L1 cantonês, procurando encontrar algumas explicações para a sua ocorrência. A análise, quantitativa e qualitativa, parte do contraste entre o português e o cantonês quanto à marcação do tempo e do aspeto e descreve os desvios mais frequentes num corpus de produções escritas dos estudantes. Face a alguns resultados inesperados, procedeu-se também a uma verificação de ocorrências do Presente em vez do PPS e do PI, como forma de confirmar ou não, possíveis explicações. Os resultados indicam que não parece haver uma transferência direta do valor dos marcadores aspetuais perfetivos e imperfetivos do cantonês para a utilização do PPS e do PI ou do Presente, mas uma transferência da concetualização perfetivo/imperfetivo no cantonês, independentemente do tempo.
Abstract (EN):
This work aims to verify what conditions of use imply more deviations from
the use of Pretérito Perfeito Simples (PPS) and Pretérito Imperfeito (PI) by 21
Chinese learners of Portuguese, A2 level (QECRL), with Cantonese L1, and tries
to find some explanations for its occurrence. The quantitative and qualitative
analysis is based on the contrast between Portuguese and Cantonese in terms
of tense and aspect and describes the most frequent deviations in a corpus of
students’ written productions. In face of some unexpected results, an analysis
of the occurrences in which the Present occurs instead of the expected PPS and
the PI was also performed, as a way of confirming or not, possible explanations.
The results indicate that there does not appear to be a direct transfer of the value
of the perfect and imperfect aspect markers of Cantonese to the use of PPS and
PI or the Present, but a transfer of the perfect / imperfect conceptualization in
Cantonese, regardless of the tense.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific