Resumo (PT):
O objetivo do presente estudo é explorar os dados gerados por um sistema de monitorização do condutor que
emite alertas quando deteta eventos de sonolência e distração. Com base na data e hora do inicio e fim das
viagens foi possível caracterizar as viagens tendo em conta a duração das mesmas bem como o número e
duração das paragens. Por outro lado, os alertas foram agregados às referidas viagens, considerando-se assim a
cada observação (sub-viagem cujo acumulado corresponde ao total da viagem) uma frequência de alertas. Os
dados foram obtidos para 70 condutores de seis empresas distintas. Com a aplicação de dois modelos lineares
generalizados com distribuição binomial negativa, obteve-se as elasticidades das variáveis que representam
assim o efeito das características da viagem na ocorrência de alertas de distração e sonolência. O estudo
demonstra o potencial de utilização de dados deste tipo para o estudo do comportamento dos motoristas
profissionais.
Abstract (EN):
The aim of the present study is to explore data gathered by a driver monitoring system which emits alerts when
detect drowsiness and distraction. The journey is characterized based on its duration, number and duration of
breaks using the date and hour recorded by the system. The alerts are aggregated by sub-journey (the accumulate
of the sub-journeys is a journey), which corresponds to an observation with a specific number of alerts. The data
comprehends 70 drivers from six distinct companies. Generalized linear models with negative binomial
distribution were applied and elasticities estimated considering two distinct models depending on the type pf
alert - drowsiness and distraction. Based on these models, the effects of the journey on this type of driver
behaviour were obtained. Overall, the study clearly shows the potential of this type of data to analyse de
behaviour of professional drivers.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
13