Resumo (PT):
Os sistemas de reboco térmico têm vindo a surgir no mercado, nos últimos anos, apresentando-se como uma mais-valia do ponto de vista da sustentabilidade, visto contribuírem para a eficiência energética dos edifícios e incorporarem, frequentemente, materiais reciclados. Sendo usualmente aplicados em multicamadas, tornam-se soluções bastante interessantes no setor da reabilitação de edifícios, o qual apresenta atualmente um grande peso na indústria da construção em Portugal.
Devido a esta necessidade de novas soluções que garantam as exigências, nomeadamente na área da
higrotérmica, é de grande importância conhecer as propriedades destas soluções.
O gesso é um ligante produzido a temperaturas relativamente baixas, portanto de elevada sustentabilidade. Pode constituir um importante material na produção de rebocos interiores, os quais podem também incorporar agregados leves que contribuam para um melhor desempenho higrotérmico do sistema, aumentando a sua resistência térmica e, devido às suas características específicas, aumentando simultaneamente a inércia higroscópica de compartimentos.
O presente trabalho apresenta um breve resumo do estado da arte de rebocos térmicos, à base de gesso, e uma análise das propriedades estudadas em trabalhos levados a cabo por diversos autores. Numa segunda parte do trabalho, são apresentadas as propriedades higrotérmicas de um sistema de reboco térmico à base de gesso, as quais serão utilizadas posteriormente para simulação higrotérmica, através do programa de simulação numérica WUFI Pro. Pretende-se perceber, através da simulação numérica, as possibilidades de aplicação deste tipo de sistema, tendo em conta o clima e o local de aplicação.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
10