Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > 1º Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso : centenário da Exposição de Pintura (Abstracionismo) Porto 1916
Publication

Publications

1º Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso : centenário da Exposição de Pintura (Abstracionismo) Porto 1916

Title
1º Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso : centenário da Exposição de Pintura (Abstracionismo) Porto 1916
Type
International Conference Proceedings Book
Year
2018
Authors
Soares, Maria Leonor Barbosa
(Coordinator)
FLUP
Santos, Celso
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Damásio, Luís
(Coordinator)
Other
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Bruno, Marzia
(Coordinator)
FLUP
View Personal Page Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Conference International
1º Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso: centenário da Exposição de Pintura (Abstracionismo) Porto 1916
Porto, 2016
Scientific classification
CORDIS: Humanities > History > Art History
Other information
Resumo (PT): O 1.º Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso — Centenário da Exposição de Pintura (Abstracionismo) Porto 1916 comemora uma efeméride — a primeira exposição individual do pintor em Portugal, realizada no Porto em novembro de 1916, que aqui se pretende contextualizar, compreender e analisar — e, simultaneamente, a vida e a obra de uma figura ímpar no panorama artístico português. Amadeo de Souza Cardoso, sinónimo do modernismo entre nós, é uma personalidade complexa com a consciência e a determinação singulares de um espírito e de um destino de artista a cumprir num percurso de pesquisa disciplinada e perseverante. A perceção de si, das suas raízes (Manhufe), do seu tempo-lugar (Paris), e da própria agitação interior, implicaram-no em experiências e em estudos de construção plástica que não se encerram nas linguagens dos movimentos ou dos manifestos do seu tempo. Cores, formas, composições, em ritmos de elaboração dialogantes com as propostas das vanguardas, conjugam-se com citações constantes das origens: Nada tem que ver a minha maneira de sentir e compreender com futuristas ou cubistas e se alguma coisa tem é a justificação do contrário. (…) A arte tal como a sinto é um produto emotivo da natureza. (Correspondência, 1913) Capacidades raras de autocrítica associadas ao orgulho das origens, compreensão e perspetivação do sentido do seu trabalho no contexto artístico, fazem de Amadeo — que disse ter mais fases do que a lua (Correspondência, s/d [c. 1910]) e ter um espírito complicado, suscetível de crises (Correspondência, s/d [c. 1910]) — o autor de uma obra vasta, coerentemente interrogadora, caleidoscópica, vital, frequentemente esfíngica (à maneira de Pessoa), síntese de contrários. Português e universal, elitista sem diletantismos e em trabalho constante: je travaille... (Correspondência, 1916)
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 149
ISBN: 978-989-8970-02-2
Documents
File name Description Size
I CONGRESSO AMADEO DE SOUZA CARDOSO_texto_integral 2512.75 KB
Publications included
Article in International Conference Proceedings Book
Barreira, Hugo (Author) (FLUP)
Related Publications
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-08 at 03:46:58 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing