Resumo (PT):
Nesta comunicação apresentam-se os pressupostos, aplicação, e resultados da experiência
com aulas virtuais realizada pela primeira vez no corrente ano letivo na unidade curricular de
Investigação Operacional, do terceiro ano do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, da Faculdade
de Engenharia da Universidade do Porto. Os vídeos das aulas virtuais versavam determinados
assuntos específicos de conteúdo fortemente matemático da unidade curricular, e destinavam-se a
ser visualizados antes das aulas teórico-práticas em que as correspondentes matérias iriam ser
abordadas e aplicadas à resolução de exercícios. O objetivo inicial consistia em fornecer um
elemento adicional de apoio ao estudo e à aprendizagem, sensibilizando os estudantes para a
importância dos temas abordados e para as suas potenciais aplicações práticas, mas o seu alcance
acabou por ir muito além do esperado. Um inquérito dirigido aos estudantes no final do semestre
permitiu aferir a sua receptividade a este tipo de aulas, e avaliar o seu feedback. A interpretação
dos resultados obtidos nestes inquéritos permitiu atestar a sua grande receptividade a estas aulas
virtuais (quer em termos do seu conceito quer em termos do seu conteúdo), e o seu alcance
extravasou largamente os objetivos inicialmente estabelecidos, estendendo-se a perceção da sua
importância - para além da consolidação de conhecimentos - à preparação dos próprios processos
de avaliação quer formativa quer sumativa.
A experiência desenvolvida e implementada e o feedback obtido dos estudantes forneceram insights
significativos no sentido de melhorar estas aulas virtuais em anos letivos próximos, e aprofundar o
seu alcance quer a nível do ensino/aprendizagem quer a nível dos próprios processos de avaliação.
Abstract (EN):
Type (Professor's evaluation):
Educational