Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Aulas virtuais: contributos para a formação e avaliação de estudantes
Publication

Publications

Aulas virtuais: contributos para a formação e avaliação de estudantes

Title
Aulas virtuais: contributos para a formação e avaliação de estudantes
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2017
Authors
Cecília Silva
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Emília Malcata Rebelo
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Other information
Resumo (PT): Nesta comunicação apresentam-se os pressupostos, aplicação, e resultados da experiência com aulas virtuais realizada pela primeira vez no corrente ano letivo na unidade curricular de Investigação Operacional, do terceiro ano do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Os vídeos das aulas virtuais versavam determinados assuntos específicos de conteúdo fortemente matemático da unidade curricular, e destinavam-se a ser visualizados antes das aulas teórico-práticas em que as correspondentes matérias iriam ser abordadas e aplicadas à resolução de exercícios. O objetivo inicial consistia em fornecer um elemento adicional de apoio ao estudo e à aprendizagem, sensibilizando os estudantes para a importância dos temas abordados e para as suas potenciais aplicações práticas, mas o seu alcance acabou por ir muito além do esperado. Um inquérito dirigido aos estudantes no final do semestre permitiu aferir a sua receptividade a este tipo de aulas, e avaliar o seu feedback. A interpretação dos resultados obtidos nestes inquéritos permitiu atestar a sua grande receptividade a estas aulas virtuais (quer em termos do seu conceito quer em termos do seu conteúdo), e o seu alcance extravasou largamente os objetivos inicialmente estabelecidos, estendendo-se a perceção da sua importância - para além da consolidação de conhecimentos - à preparação dos próprios processos de avaliação quer formativa quer sumativa. A experiência desenvolvida e implementada e o feedback obtido dos estudantes forneceram insights significativos no sentido de melhorar estas aulas virtuais em anos letivos próximos, e aprofundar o seu alcance quer a nível do ensino/aprendizagem quer a nível dos próprios processos de avaliação.
Abstract (EN):
Type (Professor's evaluation): Educational
Documents
File name Description Size
Livro_Atas_CNaPPES_2017_Artigo_EM_CS 896.63 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-19 at 23:16:53 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing