Resumo (PT):
O progresso científico é um ciclo contínuo de comunicação científica no qual se integram os
jovens investigadores que tem vindo a ser fortemente afetado nas duas últimas décadas. Na raiz destas
transformações estão o uso e aplicação massiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que
tem vindo a modificar o modo como se acessa, organiza, e se divulga a informação científica. Este
trabalho visa analisar Práticas de Comunicação Científica de Doutorandos de Ciência da Informação
(CI) na Espanha, Portugal e Brasil. Em específico visa indicar os principais conceitos operatórios que
fundamentam e norteiam estas práticas, traçar a cartografia das práticas científicas do grupo
identificando como se deu a incorporação das TIC e quais seus impactos no ciclo da pesquisa, bem
como refletir sobre a Educação Doutoral dispensada a eles. A metodologia utilizada foi a de revisão de
literatura, seguida por uma abordagem qualitativa e quantitativa caracterizando-se ainda como um
estudo exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas
semiestruturadas, e um questionário online aplicado a doutorandos de seis Programas Doutorais em
CI em Portugal, Espanha e Brasil no qual foram obtidas 174 respostas. Os resultados apontam
inicialmente que a as TIC se encontram presente em todo o ciclo da pesquisa e em todas as fases da
educação doutoral. Em relação à publicação de resultados de investigação, os respondentes
evidenciam preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação científica e que os
formatos emergentes tais como as Redes Sociais e Blogs ainda não foram totalmente incorporados
para estes propósitos. Constatou-se que o grupo considera que a rápida evolução das TIC se constitui
em um aspecto potencialmente negativo para a sua adoção e, ainda, que os Programas Doutorais
poderiam fomentar mais o uso dessas ferramentas.
Abstract (EN):
Scientific progress is a continuous and part of the scholarly communication cycle. In this
context, young researchers have been strongly affected in the last two decades. At the root of these
transformations are the massive use and application of Information and Communication Technology
(ICT) that has been changing the way scientific information is accessed, organized and disseminated.
This work aims to analyze Scholarly Communication Practices on behalf of Information Science
Doctoral students in Spain, Portugal and Brazil. Specifically, it aims to indicate the main concepts that
underlie and guide these practices, map the group´s scholarly practices, identify how the incorporation
of ICTs took place and their impacts in the research cycle, as well as reflect on their Doctoral Education.
The methodology used was literature review followed by a qualitative and quantitative approach,
characterizing itself as an exploratory-descriptive study. Data collection was performed through semistructured interviews, and an online questionnaire was applied to PhD students in the mentioned areas
where 174 responses were obtained. Results indicate that ICT is present throughout the research cycle
and in all phases of doctoral education. Regarding the publication of investigation results, respondents
show preference for traditional formats of scholarly communication and validation rather than
emerging formats such as Social Networks and Blogs, that have not yet been fully incorporated for
these purposes. It was possible to perceive that the group considers that the rapid evolution of ICT is
a potentially negative issue for its adoption and that the PhD Programs could further promote the use
of these tools.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/viewFile/1419/1866