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Comunicação científica no contexto da educação doutoral em ciência da informação na Espanha, Portugal e Brasil

Title
Comunicação científica no contexto da educação doutoral em ciência da informação na Espanha, Portugal e Brasil
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2018
Authors
Gallotti, Monica Marques Carvalho
(Author)
Other
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Borges, Maria Manuel
(Author)
Other
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Pestana, Olívia
(Author)
FLUP
Conference proceedings International
Pages: 4398-4416
XIX Encontro Nacional de Pesquisa dm Ciência da Informação - ENANCIB 2018
Londrina, 22 a 26 de outubro de 2018
Indexing
CAPES - Portal de Periódicos
Scientific classification
CORDIS: Humanities > Information science
Other information
Resumo (PT): O progresso científico é um ciclo contínuo de comunicação científica no qual se integram os jovens investigadores que tem vindo a ser fortemente afetado nas duas últimas décadas. Na raiz destas transformações estão o uso e aplicação massiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que tem vindo a modificar o modo como se acessa, organiza, e se divulga a informação científica. Este trabalho visa analisar Práticas de Comunicação Científica de Doutorandos de Ciência da Informação (CI) na Espanha, Portugal e Brasil. Em específico visa indicar os principais conceitos operatórios que fundamentam e norteiam estas práticas, traçar a cartografia das práticas científicas do grupo identificando como se deu a incorporação das TIC e quais seus impactos no ciclo da pesquisa, bem como refletir sobre a Educação Doutoral dispensada a eles. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura, seguida por uma abordagem qualitativa e quantitativa caracterizando-se ainda como um estudo exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e um questionário online aplicado a doutorandos de seis Programas Doutorais em CI em Portugal, Espanha e Brasil no qual foram obtidas 174 respostas. Os resultados apontam inicialmente que a as TIC se encontram presente em todo o ciclo da pesquisa e em todas as fases da educação doutoral. Em relação à publicação de resultados de investigação, os respondentes evidenciam preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação científica e que os formatos emergentes tais como as Redes Sociais e Blogs ainda não foram totalmente incorporados para estes propósitos. Constatou-se que o grupo considera que a rápida evolução das TIC se constitui em um aspecto potencialmente negativo para a sua adoção e, ainda, que os Programas Doutorais poderiam fomentar mais o uso dessas ferramentas.
Abstract (EN): Scientific progress is a continuous and part of the scholarly communication cycle. In this context, young researchers have been strongly affected in the last two decades. At the root of these transformations are the massive use and application of Information and Communication Technology (ICT) that has been changing the way scientific information is accessed, organized and disseminated. This work aims to analyze Scholarly Communication Practices on behalf of Information Science Doctoral students in Spain, Portugal and Brazil. Specifically, it aims to indicate the main concepts that underlie and guide these practices, map the group´s scholarly practices, identify how the incorporation of ICTs took place and their impacts in the research cycle, as well as reflect on their Doctoral Education. The methodology used was literature review followed by a qualitative and quantitative approach, characterizing itself as an exploratory-descriptive study. Data collection was performed through semistructured interviews, and an online questionnaire was applied to PhD students in the mentioned areas where 174 responses were obtained. Results indicate that ICT is present throughout the research cycle and in all phases of doctoral education. Regarding the publication of investigation results, respondents show preference for traditional formats of scholarly communication and validation rather than emerging formats such as Social Networks and Blogs, that have not yet been fully incorporated for these purposes. It was possible to perceive that the group considers that the rapid evolution of ICT is a potentially negative issue for its adoption and that the PhD Programs could further promote the use of these tools.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/viewFile/1419/1866
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