Resumo (PT):
O principal objetivo do presente trabalho é analisar as experiências de consumo e
comportamento de compra de produtos seguradores. Mais especificamente, pretende-se
conhecer qual o papel e importância do mediador no processo de compra. Para tal,
executaram-se dois grupos de discussão no mercado B2C (consumidores finais) e um
grupo de discussão no mercado B2B (mediadores). Os resultados indicam que os
mediadores desempenham um papel preponderante no sector segurador,
designadamente, no processo de compra em momentos críticos (sinistros) e na
satisfação e lealdade dos consumidores. As principais implicações deste estudo no
âmbito da gestão prendem-se com: i) a oportunidade de (re)conhecer o ascendente
negocial que os mediadores têm no sector segurador; ii) a análise da importância que os
clientes B2C atribuem à comunicação realizada telefonicamente pelas seguradoras para
conhecer o seu grau de satisfação. Finalmente, torna-se evidente a necessidade das
seguradoras darem formação aos mediadores sobre produtos específicos.
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/39/25