Resumo (PT):
O papel que a tecnologia desempenha na contemporaneidade, e que se prevê
desempenhar no futuro, alerta para a importância de uma reflexão crítica e
ética sobre a sua evolução, uso e impactos. Neste contexto considerou-se
pertinente analisar o que se passa na formação em engenharia pelo
determinante papel que este domínio do saber tem na evolução da tecnologia,
e deste modo na construção social e ambiental do presente e do futuro.
Pretendeu-se saber se está a ser promovida uma formação ética e reflexiva
dos estudantes dos cursos de engenharia, que abranja o debate e a análise
crítica sobre o papel da tecnologia e da engenharia quer no presente, quer na
construção que no presente se faz do futuro.
Neste enquadramento, a presente investigação teve por objetivo indagar como
é que as instituições de ensino superior portuguesas que lecionam cursos de
engenharia contemplam a formação ética dos seus estudantes e integram o
debate sobre o papel da engenharia no presente e no futuro. O processo de
investigação organizou-se em três fases: análise das missões das instituições
portuguesas que lecionam cursos de engenharia; análise dos currículos dos
cursos de engenharia; análise das fichas das unidades curriculares que, nestes
cursos, contemplam uma formação ética. O processo de investigação originou
a produção de vários estudos que deram lugar a artigos, três dos quais
constituem o fio condutor do trabalho aqui presente.
Os resultados evidenciam que as instituições de ensino de engenharia centram
as suas missões numa perspetiva de serviço ao sector económico, que a
formação ética dos estudantes de engenharia ainda não é largamente
reconhecida como fundamental e que está pouco presente nos currículos dos
cursos. Evidenciam também que o debate sobre o papel da engenharia na
sociedade ainda está quase ausente da educação superior em engenharia.
Language:
Portuguese
No. of pages:
197