Resumo (PT):
Objetivo. Investiga a utilização de novos métodos e ferramentas digitais
no acesso, criação e difusão da informação científica. Analisa a incorporação
das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de
investigação por parte de Doutorandos em Ciência da Informação (CI) no
Espaço Ibérico e no Brasil.
Desenho/Metodologia/Enfoque. A metodologia adotada foi a de revisão
de literatura, um estudo exploratório-descritivo e estudo de caso com
doutorandos de seis programas doutorais em CI dos países mencionados.
A recolha de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas e
de um inquérito eletrônico. O tratamento dos dados seguiu padrões da
estatística descritiva.
Resultados/Discussão. Foram obtidas 174 respostas. O grupo é composto
em sua maioria por estudantes do sexo feminino (67%), com média de
idades de 25 a 59 anos, formação predominante em CI (50%). O estudo
revelou que as TIC permeiam de forma pervasiva todas as fases da educação
e produção doutoral. Concernente à publicação de resultados, os
respondentes têm preferência por formatos tradicionais de comunicação
e validação científica.
Conclusões. Constatou-se que no geral os doutorandos têm incorporado
as TIC de forma crescente nas suas práticas de científicas, consideram que
a rápida evolução das mesmas se constitui em um aspeto negativo para a
sua adoção e ainda, que os Programa Doutorais poderiam fomentar mais
o uso destas ferramentas.
Originalidade/Valor. Os dados podem ser utilizados para melhor discutir
a formação doutoral em CI, analisar padrões de comunicação científica e
servir de contributo para a construção de uma cartografia desta área tão
necessário à agenda científica atual.
Abstract (EN):
Objective. It investigates the use of new digital methods and tools regarding
access, creation and dissemination of scholarly information. It analyzes
the incorporation of Information and Communication Technologies
(ICT) in the research process by PhD students in Information Science (IS)
in the Iberian Area and in Brazil.
Design/Methodology/Approach. The methodology adopted was literature
review, an exploratory-descriptive study and a case study with doctoral
students of six doctoral programs in the mentioned countries. Data
collection was done through semi-structured interviews and an electronic
survey. Data treatment followed descriptive statistics patterns.
Results/Discussion. 174 responses were obtained. The group consists
mostly of female students (67%), ages 25-59, with IS Education (50%).
The study revealed that ICT pervasively permeates all phases of education
and doctoral production. Concerning the publication of results, respondents
have preference for traditional scientific outputs and validation.
Conclusions. In general, Information Science doctoral students in of the
three countries mentioned have increasingly incorporated ICT in their
scholarly communication practices, consider that their rapid evolution is a
negative aspect for their adoption and that the Doctoral Programs could
foster more the use of these tools.
Originality/Value. The Data collected can be used to better discuss doctoral
training in IS, analyze patterns of scientific communication and serve
as a contribution to the construction of a cartography of this area, so necessary
to the current scientific agenda.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível emhttp://revistas.bnjm.cu/index.php/anales/article/view/4245