Resumo (PT):
A reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) é reconhecida como uma solução que
contribui para uma gestão eficiente destes materiais em obras de engenharia civil e para a redução da
extração de recursos naturais. As camadas ligadas e não ligadas de infraestruturas de transporte são um
exemplo de aplicação dos materiais provenientes de RCD, ao permitirem a sua incorporação em grandes
quantidades e práticas construtivas e de reabilitação mais sustentáveis. A recuperação da totalidade dos
resíduos gerados durante a vida útil das infraestruturas é de grande interesse tendo em consideração a
atual procura de recursos minerais e a previsível escassez destes no futuro, a crescente necessidade de
cuidar e preservar o ambiente e a meta final de "zero-deposição em aterro". Considerando esse objetivo,
é necessário quantificar e caracterizar adequadamente os materiais que constituem os pavimentos
rodoviários, na ótica de reservas de matéria-prima para futuras operações de conservação e reabilitação.
Tendo por base o estudo de uma estrada nacional, este trabalho quantifica os RCD produzidos nas
operações previsíveis de conservação e reabilitação e avalia o seu potencial de reciclagem, como
materiais secundários, em infraestruturas de transporte. Além disso, tendo presente os objetivos de uma
economia circular, é, ainda, apresentado o impacte ambiental das intervenções realizadas durante o ciclo
de vida do pavimento, quantificando a energia consumida e o seu equivalente em pegada de carbono.
Abstract (EN):
The recycling of Construction and Demolition Waste (CDW) has been recognised as a solution that makes
for an efficient management of these materials in civil engineering works and to reduction of natural
resources extraction. Bound and unbound layers of transport infrastructures are an example of
application of materials obtained from CDW, allowing the incorporation of large amounts of these
materials, thus contributing to more sustainable construction practices and rehabilitation processes. The
recovery of all waste generated during the infrastructures life cycle is of great interest given the current
demand and future foreseeable shortage of resources, the growing need to care for and preserve the
environment and bearing in mind the ultimate goal of “zero landfill”,. To that end, it is therefore
necessary to quantify and adequately characterize the materials that constitute the road pavement from
the viewpoint of suppliers of raw materials to be used in future maintenance, conservation and
rehabilitation operations. Based on the main results obtained in a study carried out on a national road,
this paper quantifies CDW produced during the expected pavement maintenance, conservation and
rehabilitation and evaluate its recycling potential as secondary materials for transportation
infrastructures. Besides, taking into account the objectives of a circular economy, it is presented the
environmental impact of the various interventions carried out through the whole life cycle, by quantifying
of the consumed energy and its equivalent as carbon footprint.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
12