Resumo (PT):
O Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) está a afirmar-se como evento científico nacional e internacional de referência. O INCTE tem conseguido preservar o valor da racionalidade crítica e as preocupações fundamentais da Educação (e.g.; Ensino, Pedagogia; Aprendizagem, Desenvolvimento). O III INCTE mantém os eixos temáticos identitários das edições anteriores e propõe um novo onde a reflexão pedagógica e o desenvolvimento humano são necessários e cruciais: ¿debater práticas de formação no Ensino Superior¿.
O "III Encontro Internacional Formação na Docência" apresenta os seguintes objetivos:
Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores;
Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência;
Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos;
Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições;
Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento;
Debater práticas de formação no Ensino Superior.
O Encontro está estruturado em cinco grandes eixos temáticos:
Eixo temático 1: Currículo e formação de educadores e professores
Este eixo temático integra as questões do currículo, da inovação curricular e as novas perspetivas curriculares no âmbito da formação inicial ou continuada de educadores e professores, incluindo a discussão de modelos e processos curriculares de diferente natureza e de trabalhos ou propostas de formação de educadores e professores, nos diversos contextos.
Eixo temático 2: Didática e formação de educadores e professores
Este eixo temático integra aspetos dos diferentes saberes disciplinares em contexto escolar, abarcando a reflexão sobre os contributos da didática na formação de educadores e professores para uma construção progressiva de formas de compreender e agir conscientemente em situações educativas.
Eixo temático 3: Práticas educativas e supervisão pedagógica
Este eixo temático integra o desenvolvimento de práticas de formação de educadores e professores nas escolas, compreendendo a problematização dos papéis a desempenhar pelos diversos intervenientes, numa perspetiva de trabalho colaborativo e da construção de uma identidade profissional consciente, empenhada e responsável.
Eixo temático 4: Formação docente e educação para o desenvolvimento
Este eixo temático integra aspetos formativos do ensino e da aprendizagem relacionados com a promoção de uma cidadania global responsável, abrangendo a discussão de projetos e práticas educativas potenciadoras de uma educação para o desenvolvimento.
Eixo temático 5: Práticas pedagógicas no ensino superior
Este eixo temático integra as questões relacionadas com os desafios pedagógicos que enfrenta o ensino superior na atualidade, abrangendo a discussão, partilha e disseminação de experiências pedagógicas vividas neste nível de ensino.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/17373
ISBN:
978-972-745-240-8