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Análise Paramétrica do Transporte Sedimentar a Barlamar de um Esporão: Impacto na Evolução da Linha de Costa.

Title
Análise Paramétrica do Transporte Sedimentar a Barlamar de um Esporão: Impacto na Evolução da Linha de Costa.
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2015
Authors
Guimarães, A
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Lima, M
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Coelho, C
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Other information
Resumo (PT): Este trabalho pretende contribuir para a otimização do desempenho do programa de modelação numérica LTC (Long Term Configuration), através da análise do comportamento da linha de costa, em função da alteração gradual de determinados parâmetros de entrada. Para tal foi avaliada a influência dos parâmetros e a sensibilidade do modelo num caso de estudo com uma extensão de 10km de praia, a barlamar de um esporão de 145m de comprimento. Numa primeira análise foi avaliada a influência da definição da largura ativa dos perfis transversais na proximidade a sotamar do esporão. Para efetuar esta avaliação, foi definido um valor de profundidade de fecho igual ao do perfil imediatamente a barlamar, ao longo de diferentes extensões a sotamar, em função do comprimento do esporão. Numa segunda e terceira análises foi estudado o efeito da alteração dos ângulos de atrito dos sedimentos e da batimetria inicial, respetivamente. A alteração do ângulo de atrito na direção transversal não originou alteração da posição da linha de costa, enquanto que o aumento do ângulo de atrito na direção longitudinal originou um avanço da posição da linha de costa. O cenário onde se procedeu à alteração da batimetria inicial foi o que registou maior impacto na posição da linha de costa, com diferenças significativas nos resultados. Uma última análise consistiu no estudo da influência do coeficiente de transporte sedimentar. A configuração da linha de costa foi calculada para diferentes instantes de cálculo, correspondendo aos tempos de enchimento obtidos para cada valor do coeficiente de transporte e a um tempo de cerca de 40 anos, correspondente a uma situação de equilíbrio da praia. Verifica-se que o valor do coeficiente de transporte apenas afeta a rapidez com que a linha de costa atinge determinada posição. Palavras-chave: Análise de sensibilidade; Coeficiente de transporte; LTC; Modelo numérico; Posição da linha de costa.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: ISBN 978-989-8509-13-0 VIII Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa
No. of pages: 15
License type: Click to view license CC BY
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Guimaraes et al artigo 480.95 KB
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