Resumo (PT):
Este artigo centra-se na análise preliminar de um conjunto de letras musicais de António
Variações (1983a, 1983b, 1984) que consideramos serem representativas das identidades
múltiplas e plurais que trespassam a contemporaneidade portuguesa desde os anos 1980
até a atualidade. Esta abordagem da cultura portuguesa contemporânea focada em António
Variações assume um sentido dúplice: o das palavras de Fernando Pessoa, quando
apontou a importância de ser ¿plural como o universo¿; bem como no sentido de que cada
ator social pode corresponder a múltiplas identidades sociais (sendo, ao mesmo tempo, por
exemplo, português, barbeiro, católico, bracarense, músico e artista de variedades). Aqui,
e com António Variações, analisaremos a identidade cultural como um processo (como
uma história e como uma representação) plural, antinómico e recursivo. Este exercício
situa-se na necessidade de um renovado entendimento epistemológico (Guerra, 2015b;
Silva e Guerra, 2015; Guerra e Silva, 2014; Guerra e Januário, 2016) acerca do campo das
artes, enquanto produtor de conhecimento, ao representar de forma própria e autónoma
a realidade social, interferindo nesta, e ao condicionar e gerar análises e interpretações
no seio do conhecimento instituído.
Abstract (EN):
This article is focused on the preliminary analysis of a set of music lyrics by António
Variações [Anthony Variations] (1983a, 1983b, 1984), which we consider representative
of the multiple and plural identities that mark Portuguese cultural contemporaneity from
the 1980s on. Approaching this musician has a double meaning: the way in which he
represents the words of Fernando Pessoa when he pointed the importance of being ¿plural
like the universe¿; as well as the way in which each social actor can represent different
social identities (to be at once Portuguese, a barber, catholic, from Braga, a musician and
a variety artist). With this complex figure, it becomes important to analyze the cultural
identity as a process (as a history and representation) that is plural, antynomous, recursive.
This exercise is based on the need for a renovated epistemological understanding
(Guerra, 2015b; Silva and Guerra, 2015; Guerra and Silva, 2014; Guerra and Januário,
2016) about the field of the arts as a producer of knowledge by representing the social
reality in a proper and autonomous form, interfering in it and conditioning the analysis
by generating interpretations of the instituted knowledge.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific