Resumo (PT):
Os veículos pesados afectam as condições de escoamento das correntes de tráfego, concorrendo para uma degradação do serviço que a estrada oferece aos seus utilizadores. Neste contexto assume especial relevância a noção de coeficiente de equivalência dos veículos pesados, o qual permite quantificar o efeito destes veículos quando integrados nas correntes de tráfego.
Nos estudos de tráfego que envolvem a análise da capacidade e dos níveis de serviço em estradas recorre-se habitualmente ao Highway Capacity Manual para a obtenção dos coeficientes de equivalência. Porém, são conhecidas as reservas quanto a este procedimento, já que as condições, quer no que respeita às estradas, quer aos veículos, quer mesmo ao tipo de condução, são significativamente distintas.
O objectivo genérico do presente trabalho é estudar a influência dos camiões nas condições de escoamento das correntes de tráfego em estradas rurais de duas vias, traduzida pela determinação dos coeficientes de equivalência, comparando-os com os preconizados pelo Highway Capacity Manual.
Neste sentido, foram aplicadas diversas metodologias para medir aquele efeito, conforme os diversos sentidos que se podem associar a este termo. Para que tal fosse possível procedeu-se a uma recolha de dados de tráfego num troço de uma estrada de duas vias, previamente seleccionado.
Finalmente foi feita uma análise comparativa dos valores obtidos pelos diferentes métodos, bem como das respectivas condições de aplicação.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific