Resumo (PT):
Os contornos atuais reforçam a importância da educação criatividade intencional,
particularmente no contexto escolar. Neste contexto, a adolescência também tem
drivers específicos para este tipo de educação sistemática. Enquanto isso, a
promoção das competências criativas é legitimada pela investigação. Este estudo
examinou os efeitos de um programa de intervenção aplicada a (Future Problem
Solving International Program) internacionalmente em adolescentes portugueses.
Este programa desenvolve competências de questões criativas de resolução de
problemas relacionados com o futuro. Participaram 131 alunos do ensino
secundário, dos 12 aos 15 anos. Chegou a um grupo experimental (N = 67) e um
grupo controle (N = 64) e foi avaliado tanto nos dois momentos de teste pré e pós.
A implementação do programa durou sete meses no contexto formal e avaliação o
TTCT- Torrance Tests of Creative Thinking. Os resultados indicam benefícios
estatisticamente significativos do grupo experimental em várias habilidades
criativas em um índice de criatividade global e fortalecimento da resolução criativa
de problemas (inovação/adaptação) estilos. Os dados são analisados no contexto de
outros estudos e as possibilidades futuras desta pesquisa são apresentados
Abstract (EN):
The actuality highlight the importance of a purposeful education to creativity,
particularly in the school context. In this context, adolescence also comes up with
reinforcing specificities for such systematic education. For its part, the promotion
of creative skills has been legitimized by the research. This study analyzed the
effects of an intervention program internationally applied (Future Problem Solving
Program International) in Portuguese adolescents. That program improves the
creative problem solving skills considering global issues with a future perspective.
Participants were 131 students from the Junior High School, (from 12 to 15 years
old). It was considered an experimental group (N = 67) and a control one (N = 64)
and both were evaluated in the pre and the posttest moments. The implementation
of the program lasted seven months in extracurricular context and the evaluation
used the TTCT - Torrance Tests of Creative Thinking. The results indicate gains
statistically significant in the experimental group in several creative skills, in the
global index of creativity, also indicating an enhancement of creative solving
problem styles (innovation/adaptation). These data are discussed in the context of
other studies and it is pointed future developments for this research.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific