Resumo (PT):
A confirmação da existência de manifestações geomorfológicas de origem glaciar e periglaciar no NO de Portugal tem despertado interesse ao nível científico ao longo das últimas décadas. A dificuldade de identificação de formas e depósitos, associada à fraca clareza na determinação da extensão glacial
exige o desenvolvimento de estudos detalhados assentes no reconhecimento de campo e na aplicação de técnicas mais rigorosas de observação dos fenómenos.
No presente artigo é proposta uma metodologia de análise e de identificação das evidências glaciares com recurso a VANT, aplicada ao estudo da herança geomorfológica da Glaciação Pleistocénica no Alto Vez, um setor das montanhas do Soajo-Peneda, localizadas no Parque Nacional Peneda-Gerês.
A qualidade da orto-imagem obtida permitiu identificar com grande detalhe e precisão as formas da herança glaciária no Circo do Ramisquedo.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific