Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > O contributo da infoliteracia para a integração e melhoria do desempenho académico dos estudantes do 1º ano da FEUP
Publication

Publications

O contributo da infoliteracia para a integração e melhoria do desempenho académico dos estudantes do 1º ano da FEUP

Title
O contributo da infoliteracia para a integração e melhoria do desempenho académico dos estudantes do 1º ano da FEUP
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2015
Authors
Teresa Oliveira Ramos
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Cristina Sousa Lopes
(Author)
FEUP
Conference proceedings National
Pages: 1-14
XII Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Évora, 21, 22 e 23 de Outubro de 2015
Other information
Resumo (PT): As bibliotecas universitárias confrontam-se com exigências crescentes no sentido de desempenharem um papel ativo nos processos de ensino e aprendizagem. A sua resposta tem passado pela implementação de abordagens que incluem a integração das competências de Infoliteracia em programas curriculares. Dada a diversidade de contextos onde elas se podem implementar é muito importante partilhar experiências e lições aprendidas, evidenciando dados e análises objetivas. A presente comunicação descreve a experiência da Biblioteca da FEUP sobre a integração das competências de Infoliteracia no programa de uma unidade curricular do 1º ano que é transversal aos alunos dos cursos de mestrado integrado. É feita uma análise retrospetiva da evolução da integração incremental da Infoliteracia (nos anos letivos de 2008-09 a 2014-15) que resultou num modelo de formação híbrido (presencial e e-learning) apoiado no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e em tecnologias de suporte a um ensino interativo e a uma aprendizagem mais ativa e autónoma. Os resultados são apresentados segundo três níveis de análise: participação na formação, desempenho nas atividades e satisfação com a formação e as competências que permitiu adquirir. Conclui-se que a evolução desta experiência contribuiu para a integração dos estudantes e para a melhoria do seu desempenho académico através do desenvolvimento das suas competências de Infoliteracia.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 14
Documents
File name Description Size
1447-3552-1-PB 1299.85 KB
Related Publications

Of the same authors

Lessons from a B-Learning course in Information Literacy for Engineering Freshmen (2015)
Chapter or Part of a Book
Armando Sousa; Manuel Firmino Torres; Cristina Sousa Lopes; Teresa Oliveira Ramos; Luciano Moreira
Pedagogia mais interativa à distancia de um ClickerUP - dispositivo sem custos para interagir em aula com grandes grupos via telemóvel (2018)
Article in International Conference Proceedings Book
Armando Jorge Sousa; Manuel Firmino Torres; Teresa Oliveira Ramos; Cristina Sousa Lopes; Sara Ferreira
Infoliteracia na FEUP: uma visão de processo (2012)
Article in International Conference Proceedings Book
Teresa Oliveira Ramos; Cristina Sousa Lopes
Library and faculty partnering to increase Open Access Publishing among researchers (2021)
Article in International Conference Proceedings Book
Cristina Sousa Lopes; Teresa Oliveira Ramos; Palmira Seixas; Luís Miguel Costa; Freitas, A
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-10-31 at 23:00:52 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal