Subject:
RADÃO NAS ÁGUAS MINERAIS NATURAIS: O CASO DOS ESTABELECIMENTOS TERMAIS PORTUGUESES
Resumo (PT):
As águas minerais naturais usadas em tratamentos terapêuticos nos estabelecimentos termais apresentam composições químicas diversificadas, contendo por vezes quantidades significativas de radionuclídeos naturais, como é o caso do radão. O radão encontra-se dissolvido nas águas de circulação subterrânea podendo ser libertado para o ar interior quando estas águas são manuseadas durante os tratamentos realizados nos estabelecimentos termais. A inalação do gás radão vai ser a principal preocupação nestes locais, em particular em espaços confinados ou com ventilação deficiente, sendo o radão reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa de incidência de cancro do pulmão, com exceção do tabaco (Silva et al., 2015). Nas últimas décadas têm sido publicados documentos legais erecomendações, quer ao nível nacional quer ao nível internacional, no sentido de minimizar a exposição ao radão com origem na água. O objetivo deste estudo foi avaliar a concentração de radão das águas minerais naturais nas captações (furo e nascente) e nos locais de tratamento (buvete, emanatório, técnicas de inaloterapia-ORL, piscina termal e duche vichy) de 17 estabelecimentos termais Portugueses. Foram realizadas 54 colheitas de água mineral natural nas captações e nos locais de tratamento destes establecimentos termais. Os resultados obtidos para a concentração de radão na água variam entre 0.1 e 6949 Bq/L, com uma média geométrica de 175 Bq/L e média aritmética de 842 Bq/L. Verificou-se que 50 % dos resultados obtidos para a concentração de radão na água mineral natural são superiores ao nível de referência preconizado pela UE (100 Bq/L), enquanto 20 % dos resultados excederam o limite de ação (1000 Bq/L). Por outro lado, 26% dos resultados ultrapassam o valor paramétrico previsto no DL 23/2016 (500 Bq/L). Em alguns casos, os elevados valores obtidos na água mineral natural são preocupantes, podendo implicar elevadas concentrações de radão no ar interior e consequentemente a exposição ocupacional ao radão.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
mldinis@fe.up.pt
Notes:
A.S. Silva, M.L. Dinis (2017). Radão nas águas minerais naturais: O Caso dos estabelecimentos termais Portugueses, Proceedings oft the 11.º Seminário sobre Águas Subterrâneas, Porto, Portugal, 2-3 March 2017.
http://www.aprh.pt/11sas/docs/11SAS_livro-resumos.pdf
Paginação:APR
HIlustração da capa: André Cardoso e Manuel Oliveira
Editado por:APRH -Associação Portuguesa dos Recursos Hídricosa/c LNEC -Av. do Brasil, 101 -1700-066 LISBOATel. 21 844 34 28E-mail: aprh@aprh.ptURL da APRH: http://www.aprh.ptURL do 11º Seminário sobre Águas Subterrâneas: http://www.aprh.pt/11sas/ISBN: 978-989-8509-17-8.
No. of pages:
4