Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Projeto "Porque pirilampiscam os pirilampos?" - Oportunidades manifestas e latentes para a divulgação da Química.
Publication

Publications

Projeto "Porque pirilampiscam os pirilampos?" - Oportunidades manifestas e latentes para a divulgação da Química.

Title
Projeto "Porque pirilampiscam os pirilampos?" - Oportunidades manifestas e latentes para a divulgação da Química.
Type
Poster in a National Conference
Year
2015
Conference National
Congresso de Comunicação de Ciência (SCICOM PT)
Lagos, 28 e 29 de maio de 2015
Scientific classification
FOS: Social sciences > Media and communications
Other information
Resumo (PT): A química investiga a estrutura, as propriedades e as transformações das substâncias. Esta ciência começou a delinear-se com a pré-ciência dos alquimistas sendo as suas raízes longínquas e relativamente obscuras. À complexidade do objeto de estudo – construído pela combinação de três dimensões da realidade: macroscópica, microscópica e simbólica – acresce a associação da química a eventos trágicos ocorridos nos últimos cem anos (explosivos e gás venenoso na I Guerra Mundial; desastre de Chernobyl; escândalos da talidomida), que tornam a divulgação desta ciência um desafio tão fascinante quanto exigente. O livro “Porque pirilampiscam os pirilampos? E outras perguntas luminosas sobre química”, pedindo de empréstimo o neologismo de Mia Couto, aborda um conjunto de temas que visam sublinhar a centralidade da química no quadro das ciências e a sua presença no quotidiano, com o objetivo de promover uma imagem social da química que reconheça o seu contributo para o progresso científico e melhoria da qualidade de vida. Escrito para o público adolescente, obedece a um esquema transversal de 37 perguntas e respostas, com dois blocos de informação adicional e três definições sucintas de conceitos, factos ou personalidades por cada um dos temas. O livro associa a estrutura definida ao uso parcimonioso da imagem, podendo constituir-se enquanto objeto de consulta pontual bem como alimentar dinâmicas informais em grupo (como quizes). A análise crítica das iniciativas de divulgação do livro – que decorreu segundo estratégias comuns (apresentações públicas, palestras, entrevistas na comunicação social) – permite-nos identificar um conjunto de obstáculos e de oportunidades manifestas e latentes para a própria divulgação da química. Com base no mapeamento das referências ao livro na internet – que contribuíram para a sua visibilidade –, constatámos que as redes de divulgação científica ativadas se revelaram isomorfas às redes académicas, denotando um certo grau de homofilia. O plano virtual mostrou-se um reflexo, conquanto menos intenso, das apresentações, palestras e entrevistas que decorreram durante cerca de seis meses. No futuro, para além das estratégias de divulgação unidirecionais, parece-nos que o reconhecimento das referências no espaço virtual público provenientes das periferias, contrariamente aos blogues de natureza académico-científica e comercial, poderão representar uma oportunidade ímpar para integrar públicos tradicionalmente mais excluídos.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Manual: Construindo e Divulgando a Química 2.0. (2014)
Educational Publication
Juliana Monteiro; Carla Morais; Luciano Moreira; João Paiva
I SEA - Immersive virtual reality environments to evaluate audience attitudes about science communication projects: A pilot study of deep-sea ecosystems. (2019)
Poster in an International Conference
coelho, a; Carla Morais; L. Atkinson; A. Jacinto; Rui Nóbrega; M. Varzim; João Paiva; Luciano Moreira; Teresa Aguiar; Ana Teixeira; José Vieira; Diogo Vieira
Connecting science communication with evaluation: Representations and practices ranging from lay public to science centers (2021)
Poster in an International Conference
Carla Morais; Luciano Moreira; João Paiva; Teresa Aguiar; Ana Sofia Teixeira
The digital media in the Portuguese education: representations and practices. (2016)
Poster in an International Conference
Luciano Moreira; João C. Paiva; Carla Morais

See all (56)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-12 at 14:45:22 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing