Resumo (PT):
Se existe área no ensino superior na qual a dimensão pedagógica assume um papel
absolutamente central ela reside, indiscutivelmente, nos cursos de formação inicial de
professores. Um dos grandes desafios que se coloca nestes cursos consiste, precisamente, em
pensá-la fora dos cânones tradicionais que a tendem a estruturar, nomeadamente pela
organização da formação de acordo com uma pedagogia isomórfica, ou seja, uma prática
pedagógica inspirada nos mesmos conceitos e princípios que o aluno que estuda para ser
professor poderá utilizar futuramente com os seus próprios alunos. Foi assim que, desde o ano
letivo 2008/2009, temos vindo a desenvolver um trabalho de reconfiguração pedagógica em
duas unidades curriculares dos mestrados em ensino na Faculdade de Letras da Universidade
do Porto. Nesta comunicação iremo-nos centrar em três aspetos específicos da nossa prática
pedagógica que descreveremos de forma sucinta. A primeira é a utilização de momentos de
aprendizagem ativa no decurso das aulas teóricas. Esta consiste na colocação de problemas
e/ou questões que os alunos devem resolver em pequeno grupo num espaço de tempo limitado.
Após se ter esgotado o tempo indicado os grupos partilham com a turma as suas conclusões, o
professor realiza uma síntese e prossegue com a aula até à próxima atividade de aprendizagem
ativa. A utilização deste tipo de intervenção realizada de forma sistemática ao longo de uma
exposição teórica tem evidenciado resultados positivos ao nível da concentração e motivação
dos alunos na realização das suas tarefas de aprendizagem. A segunda prática pedagógica
relaciona-se com a utilização de histórias ou narrativas para potenciar a aprendizagem de
conteúdos. Em muitas circunstâncias os professores do ensino superior utilizam nas suas
aulas um discurso que se centra numa exposição lógico-científica de teorias, abordagens ou
problemas. Este tipo de discurso apela para um tipo de cognição paradigmática através do qual
se procura atingir o ideal de um sistema de descrição e explicação de natureza matemáticoformal
que recorre a conceptualizações ou a categorizações. Na cognição narrativa, uma outra
forma de compreensão do mundo, o objetivo consiste em compreender a realidade através de
boas histórias. Neste caso não se pretende tanto avaliar a falsidade ou veracidade das
histórias, mas essencialmente a sua verossimilhança. Na nossa prática docente temos utilizado
com frequência histórias para ilustrar conceitos teóricos que nos encontramos a abordar,
sejam elas baseadas em factos reais, sejam retiradas de criações artísticas, nomeadamente o
cinema ou a literatura. E de igual forma o espaço da aula serve igualmente para que os alunos
partilhem com o professor e com os colegas histórias que se relacionem com os temas que são
objeto de análise em cada momento. Por fim, uma prática que temos vindo a utilizar na nossa
docência com alguma regularidade é a identificação que é solicitada aos alunos de aspetos que
suscitem dúvidas ou que mereçam ser melhor esclarecidos. Esta estratégia, designada oneminute
papers, realizada de forma anónima, é normalmente utilizada no final de uma aula ou
de um bloco de matéria. Através deste procedimento é possível identificar conceitos que os
estudantes têm mais dificuldades em compreender e a partir deste diagnóstico abordar aspetos
que carecem de ser esclarecidos.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific