Resumo (PT):
A tese de doutoramento intitulada Estratégias de Aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: Estudo de Caso pretende atingir oito objetivos: (i) refletir sobre a relevância do desenvolvimento de uma competência de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira; (ii) comprovar a importância do recurso a estratégias de aprendizagem na formação numa língua estrangeira; (iii) refletir sobre a importância do desenvolvimento da capacidade de escrever narrativas em língua estrangeira; (iv) conhecer as representações de professores de Português Língua Estrangeira do conceito de estratégias de aprendizagem e da sua prática; (v) identificar as estratégias de aprendizagem a que alunos de Português Língua Estrangeira dizem recorrer; (vi) compreender como procedem alunos de Português Língua Estrangeira na produção de uma narrativa escrita; (vii) identificar estratégias de aprendizagem a que recorrem alunos de Português Língua Estrangeira na produção de uma narrativa escrita; e (viii) apresentar propostas de abordagem didática para desenvolver a competência de aprendizagem e de escrita de narrativas. Com este propósito levou-se a cabo um enquadramento teórico, objeto da Parte I desta tese, que procurou dar resposta aos três primeiros objetivos. Realizou-se igualmente na Parte II um estudo de caso, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que analisou duas amostras, a saber: Grupo 1, aprendentes do Curso Anual de Português para Estrangeiros - 2º semestre - 2011/2012, e Grupo 2, docentes do mesmo curso. Esta parte propôs-se dar resposta aos objetivos (iv), (v), (vi) e (vii), através da recolha e análise de dados suscitados às duas amostras (inquérito por questionário junto dos aprendentes e inquérito por entrevista junto dos ensinantes). [...]
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Tese de doutoramento Didática de Línguas Estrangeiras, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto .