Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: estudo de caso
Publication

Publications

Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: estudo de caso

Title
Estratégias de aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: estudo de caso
Type
Academic Work
Year
2014
Authors
Carvalho, Ângela
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Other information
Resumo (PT): A tese de doutoramento intitulada Estratégias de Aprendizagem na produção escrita em Português Língua Estrangeira: Estudo de Caso pretende atingir oito objetivos: (i) refletir sobre a relevância do desenvolvimento de uma competência de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira; (ii) comprovar a importância do recurso a estratégias de aprendizagem na formação numa língua estrangeira; (iii) refletir sobre a importância do desenvolvimento da capacidade de escrever narrativas em língua estrangeira; (iv) conhecer as representações de professores de Português Língua Estrangeira do conceito de estratégias de aprendizagem e da sua prática; (v) identificar as estratégias de aprendizagem a que alunos de Português Língua Estrangeira dizem recorrer; (vi) compreender como procedem alunos de Português Língua Estrangeira na produção de uma narrativa escrita; (vii) identificar estratégias de aprendizagem a que recorrem alunos de Português Língua Estrangeira na produção de uma narrativa escrita; e (viii) apresentar propostas de abordagem didática para desenvolver a competência de aprendizagem e de escrita de narrativas. Com este propósito levou-se a cabo um enquadramento teórico, objeto da Parte I desta tese, que procurou dar resposta aos três primeiros objetivos. Realizou-se igualmente na Parte II um estudo de caso, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que analisou duas amostras, a saber: Grupo 1, aprendentes do Curso Anual de Português para Estrangeiros - 2º semestre - 2011/2012, e Grupo 2, docentes do mesmo curso. Esta parte propôs-se dar resposta aos objetivos (iv), (v), (vi) e (vii), através da recolha e análise de dados suscitados às duas amostras (inquérito por questionário junto dos aprendentes e inquérito por entrevista junto dos ensinantes). [...]
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Tese de doutoramento Didática de Línguas Estrangeiras, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto .
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Referencial de avaliação do desempenho do estudante no estágio pedagógico (2017)
Educational Publication
Carvalho, Ângela ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
O naufrágio em Camilo Pessanha (2009)
Educational Publication
Carvalho, Ângela
Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster in an International Conference
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Developing pragmatic skills in Portuguese as Foreign Language A level groups: A case study in Porto (Portugal) (2018)
Poster in an International Conference
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Girard, Salomé

See all (48)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-18 at 18:17:06 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing