Subject:
Literacia informacional
Resumo (PT):
Terminou formalmente, em 30 de Abril de 2010, o Projeto financiado pela Fundação para a
Ciência e Tecnologia (FCT), iniciado em 2007 e intitulado "A Literacia Informacional no Espaço Europeu
do Ensino Superior: Estudo das Competências da Informação em Portugal (eLit.pt)", o que significa que é
tempo de apresentação e discussão de resultados e de propostas que ajudem a compreender e a intervir na
problemática central da pesquisa efetuada ¿ a literacia informacional. Uma problemática importante,
perspetivada a partir da Ciência da Informação transdisciplinar, desenvolvida e ensinada na Universidade
do Porto (Portugal). No entanto, aqui, o eLit.pt serve, sobretudo, de pretexto para a discussão em torno do
conceito de modelo, sua relação estreita com a teorização e influência na prototipagem. Da Ciência em geral
até às Ciências da Informação e Comunicação há um complicado, mas interessante trajeto a fazer, para que
se perceba o papel apropriado do modelo e da modelização na dinâmica de investigação científica.
Abstract (EN):
The project funded by the Foundation Science and Technology (FCT), started in 2007, entitled
"Literacy Informational within the European Higher Education: Study of Competencies Information in
Portugal (eLit.pt)" and formally ended on April 30, 2010, which means it is time for presentation and
discussion of findings and proposals that help to understand and intervene in central problem of the search
- the information literacy. However, here, eLit.pt serves mainly as a pretext for discussion around the
concept of model, its relationship with theorizing and their influence in prototyping. Going from the
Science in general up to the Information and Communication Sciences is a complicated but interesting
journey to make to realize that the proper role of model and modeling in the dynamics of scientific research.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific