Subject:
Literacia informacional
Resumo (PT):
Este artigo divulga resultados do Projeto de Pesquisa eLit.pt ¿ A Literacia Informacional no
Espaço Europeu do Ensino Superior. Ao longo dos dois anos foram divulgados os pressupostos teóricometrológicos
e conceituais além dos resultados parciais dos dois inquéritos distribuídos para uma amostra
de mais de três mil estudantes. Um dos inquéritos para alunos do último ano do secundário e outro a alunos
do segundo ano do ensino universitário e politécnico. Neste artigo, avançamos com mais alguns resultados
e divulgamos os modelos dos inquéritos aplicados. Com mais estes elementos esperamos contribuir para a
estimulação de um debate urgente e aprofundado acerca do tema ¿literacia da informação¿ que não deve,
em nosso entendimento, ser confundida com inclusão digital ou com brecha digital.
Abstract (EN):
This article discloses the results eLit.pt Research Project - The Information Literacy in the
European Higher Education Area. Along two years the theoretical and methodological assumptions and
conceptual in addition to the partial results of the two surveys distributed to a sample of more than three
thousand students were published. One of the surveys was intended to the end of high school and the
other for students of the second year of university and polytechnic. In this article, we move forward with
some more results and we disclose the model of the applied surveys. With these elements we hope to
contribute to the stimulation of an urgent debate and in-depth concerning the subject "information
literacy" that should not, in our opinion, be confounded with digital inclusion or digital gap.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific