Subject:
Literacia informacional
Resumo (PT):
Esta comunicação toma como quadro de referência geral o Espaço Europeu de Ensino
Superior (EEES), cuja criação supôs uma transformação na aproximação educativa de todos os países
da União Europeia. Um modelo educacional novo necessita de competências novas. As competências
da informação constituem um dos mais importantes requisitos de que precisa o estudante universitário
da sociedade da informação.
Importa, por isso, saber como esses estudantes universitários são preparados no que respeita à
capacidade e destrezas na busca, uso, articulação e difusão da informação colhida e usada em diversos
contextos com predominância para o escolar. Para tanto, concebe-se um projeto de pesquisa cuja
finalidade principal é investigar os níveis das competências em universidades portuguesas; estabelecer
uma ligação entre a aprendizagem e a aquisição de competências informacionais no Secundário e na
Universidade; e contribuir para a definição de uma estratégia que ajuste à universidade portuguesa a
um bom desempenho das competências e capacidade na busca e uso da informação, no quadro da
adaptação ao EEES e à sociedade da informação/conhecimento.
Esse projeto de pesquisa foi submetido a apoio, por parte da Fundação de Ciência para a Tecnologia,
cujo resultado se aguarda, e, entretanto, entende-se como oportuno aproveitar este ensejo para
desenvolver o conceito operatório de literacia informacional no campo da Ciência da Informação e
dentro desta na área de estudo sobre comportamento informacional, sendo certo que esse conceito
traz consigo outras disciplinas nomeadamente a Educação e a Psicologia Cognitiva, com as quais se
deve estabelecer, a propósito da temática específica em foco, um diálogo fecundo.
Abstract (EN):
This communications takes as general reference the European Space of Superior Studies
(ESSS), whose creation endeavoured an educative approach of all European Union countries. A new
educational model needs new skills. The informational skills constitute one of the most important
requires that a university student of the information society needs. So it is important to know how
these university students are prepared in terms of research and abilities skills, in the use, articulation
and diffusion of the information gathered and applied in different contexts especially the scholar one.
Therefore, it is conceived a research project whose main purpose it to investigate the level of skills in
Portuguese Universities; to establish a connection between apprenticeship and acquisition of
informational skill in high school and in university; and to contribute to the Comportamento
Informacional; e Ciência da Informação. definition of a strategy that allows Portuguese universities a
good performance in the ability and skills to research and use of information and research skills and
the ability to research and use the information, inserted in the adaptation process to the ESSS and to
the informational/knowledge society.
This research project was submitted to the Science and technology Foundation for support. The result
is still expected. It is suitable to exploit the occasion to develop the concept of information literacy in the field of the Informational Science and in inside this area of study the informational behaviour. This
concept brings with it other subjects as Educations and Cognitive Psychology, with which it should
be, establish a fecund conversation.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific