Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Desenho de promoções diferenciadas em empresas de retalho recorrendo à segmentação de clientes
Publication

Publications

Desenho de promoções diferenciadas em empresas de retalho recorrendo à segmentação de clientes

Title
Desenho de promoções diferenciadas em empresas de retalho recorrendo à segmentação de clientes
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2014
Other information
Authenticus ID: P-00N-9WC
Abstract (EN): Uma boa relação entre as empresas e os seus clientes é um factor essencial para a competitividade das empresas. De facto, a fidelização dos clientes é um requisito para o sucesso sustentado de uma empresa. Este artigo propõe um método de apoio ao desenho de promoções diferenciadas para empresas de retalho, que visa reforçar a relação das empresas com os seus clientes. Este método baseia-se no conhecimento extraído de dados transacionais recolhidos através de cartões de fidelização. Inicialmente, os clientes são segmentados usando o algoritmo de agrupamento k-médias e posteriormente o perfil dos clientes integrados em cada grupo é caracterizado através de uma árvore de decisão. De seguida, identificam-se os produtos que são comprados em conjunto pelos clientes de cada segmento, e que constituem a base das promoções diferenciadas propostas. O estudo apresentado é feito em colaboração com uma empresa europeia que opera no domínio do retalho de base alimentar.
Type (Professor's evaluation): Educational
No. of pages: 23
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Predicting partial customer churn using Markov for discrimination for modeling first purchase sequences (2012)
Article in International Scientific Journal
Vera L. Miguéis; Dirk Van den Poel; A. S. Camanho; J. Falcão e Cunha
Modeling partial customer churn: On the value of first product-category purchase sequences (2012)
Article in International Scientific Journal
Vera L. Miguéis; Dirk Van den Poel; A. S. Camanho; João Falcão e Cunha
Customer data mining for lifestyle segmentation (2012)
Article in International Scientific Journal
Vera L. Miguéis; A. S. Camanho; João Falcão e Cunha
Customer attrition in retailing: An application of Multivariate Adaptive Regression Splines (2013)
Article in International Scientific Journal
Vera L. Miguéis; Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho; João Falcão e Cunha
Mining Customer Loyalty Card Programs: The Improvement of Service Levels Enabled by Innovative Segmentation and Promotions Design (2011)
Article in International Conference Proceedings Book
Vera L. Miguéis; Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho; João Falcão e Cunha

Of the same book

Sistema de apoio à decisão do orçamento anual de produção na indústria de bebidas (2014)
Chapter or Part of a Book
Luis Guimarães; Bernardo Almada Lobo
Modelo de apoio à gestão da pescaria de bivalves com ganchorra no Algarve baseado em dinâmica de sistemas (2014)
Chapter or Part of a Book
Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho; Joana Hora; Oliveira, MM; Gaspar, MB
Modelo de apoio à gestão da pescaria de bivalves com ganchorra na Algarve baseado em Dinâmica de Sistemas (2014)
Chapter or Part of a Book
Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho; Joana Hora; Manuela Oliveira; Miguel B. Gaspar
Benchmarking dos serviços dos hospitais portugueses: uma aplicação de data envelopment analysis (2014)
Chapter or Part of a Book
Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho; Ricardo Castro; Conceição Portela
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-14 at 17:53:17 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing